terça-feira, junho 19, 2012

SOS na Horta da Missão

Boa noite, amigos e amigas.
Cá estamos de novo para mais algumas notícias da nossa missão.
Temos uma horta junto ao rio (de que não me lembro agora o nome),na Donga, sede da nossa missão. Já foram feitas várias tentativas de a por a produzir, mas não tem sido fácil devido à distância a que se encontra do Sumbe e à dificuldade em encontrar pessoas disponíveis para cuidar dela. Por isso, após várias tentativas, pouco temos conseguido colher.
Em Maio fizemos uma nova aposta a colocação de várias sementes no terreno: cebola, cenoura, tomate, abóbora, batata, pepino, nabo, girassol, feijão, courgette, melancia, repolho, couve, alface, gindungo e girassol. No início ainda havia água no rio. O processo de rega era o mais básico: ir com baldes buscar a água, subir dois patamares de terreno e regar com o regador. Algo trabalhoso, mas o desejo de ver a horta a produzir tem sido tal que não nos poupámos a tal esforço. Mas devido ao ano extremamente seco que temos estado a viver em Angola, rapidamente foram secando as lagoas de água parada deste rio. Percebemos que se não agíssemos rapidamente a horta secaria.
Então, resolvemos, numa semana em que eramos para estar no Sumbe, subir de novo ao Gungo, mas apenas uma parte da equipa.
No dia 5 de Junho de manhã carregámos dois tanques de mil litros, um dentro, outro no tejadilho do jipe e lá partimos rumo à Donga, o Jorge, a Teresa e eu. Chegámos já perto do fim da tarde desse dia mas ainda deu tempo para iniciarmos a abertura de uma nova picada, que no fim vimos que tem cerca de 500 metros, que permitisse o acesso do jipe à horta (antes, pelo caminho anterior, tínhamos que ir um bocado a pé).
Com a ajuda de um roçador a gasolina e de algumas pessoas que nos foram ajudar cortámos o capim, arrancámos cepos e morros de salalé, tapámos buracos, retirámos pedras e no fim lá estava a nossa horta.
Colocámos os dois tanques em cima de pedras e depois, com um terceiro tanque, fomos ao rio, junto a uma ponte antiga de cimento, e aí, com uma motobomba enchemos o tanque que estava dentro do jipe e levámos aos outros dois, tendo repetido o processo mais duas vezes.
A fotografia mostra o momento da descarga da água, algo atribulado pois até de uns tubos de descarga de caleira nos tivemos que servir, mas conseguimos, graças a Deus.
Depois do almoço regressámos ao Sumbe. Pelo caminho ainda carregámos dez sacos de carvão, bem grandes e pesados. Chegámos a casa já de noite um bocado cansados daquela missão relâmpago, mas bem satisfeitos pelo êxito daquela ação. Ao jantar partilhámos com o resto da equipa algumas peripécias daquela viagem.
Agora, todas as semanas enchemos os tanques e a nossa horta vai ficando cada vez mais bonita, tendo já começado a fase dos transplantes.
Um abraço para todos e… estamos juntos.
P. Vítor Mira

6 comentários:

Anónimo disse...

Olaaaaaaaaaaaaaá manos do Gungo:
Que tal esta a vossa horta,com muitos esforcos e sacrificios mas parece-me que vale a pena.PARABENS POR TUDO O TRABALHO E ESFORCO REALIZADO E AINDA MAIS PELA VOSSA VIDA DE FE.DEUS continue a ser a vossa fortaleza.Änimo estamso Juntos.
Longe da vista mas perto do coracao.
Um graaaaaaaaande abraco e a minha oracao.

David Nogueira disse...

É sempre bom irmos sabendo como vão as coisas. Muito bem linha da frente. Continuem com coragem. É insistindo que as coisas avançam. Estamos juntos.
P. David

Anónimo disse...

Que bom saber que tem uma horta bonita, com legumes frescos para poderem fazer uma alimentação mais saudável e assim também ser uma forma de aprendizagem para o povo que vos rodeia.
Parabéns pelo vosso esforço e empenho.
ESTAMOS JUNTOS.
Um abraço forte da mãe Delfina

Anónimo disse...

Boa noite !!!!!

É uma alegria, espreitar o nosso blogge e ver tanto entusiasmo, embora com muito trabalho.
Depois irão ter a recompensa de comer esses legumes bem saborosos :)

Parabéns pelo esforço e pela persistência...

Beijinhos

Ana Matos

Tio Serra disse...

Dou Graças a Deus, pelo trabalho realizado pela equipa missionária, que Deus vos dê muitas Graças para todos.
Obrigado Padre Vítor, pelas notícias com que nos brinda, pois é muito bom partilhar das vossas missões espiritualmente.
Um grande abraço a toda a linha da frente, com votos de boa saúde e Graças de Deus.
Estamos juntos.
Tio Serra.

Dina Lourenço disse...

Olá, queridos amigos! Tenho reparado que a vossa hortinha tem precisado muito do vosso esforço e da vossa dedicação ... e com a vossa Fé e Amor à missão tem tido bons resultados, Graças a Deus e às Orações que oferecemos a Deus p/vos acompanhar no dia a dia! Tenho falado com o sr. Antonio Neves (Resouro), pois ele diz que ainda vai voltar p/ a Missão em breve... e pediu-me que fosse com ele e meu marido... mas ... tenho os meus filhotes pequenitos.... mas ascreditem estão sempre no meu coração! Xi-Coração bem forte! Que Deus esteja sempre presente nas nossas vidas, Bem Haja! Boa Missão!!! até breve....!