quinta-feira, junho 07, 2012

Visita ao Chitonde, Cambinda e Uquende

Olá, muito boa tarde e recebam as nossas melhores saudações.
Aproveitando uma vinda ao Sumbe, temos todo o gosto em dar-vos a conhecer mais alguns passos da nossa missão.
Como tínhamos dito, subimos ao Gungo dia 18 de Maio, onde já chegámos bem tarde para as horas de cá. Mesmo assim, as pessoas estavam à nossa espera. Nessa subido visitámos o centro do Chitonde onde o nosso amigo Jorge, na foto, teve o seu verdadeiro batismo de missão. Passámos lá o sábado e o domingo. Sentimo-nos muito bem acolhidos e percebemos que para aquela comunidade foi uma visita importante para revigorar e dar ânimo à sua fé.
Dali partimos para a Donga, sede da missão.
Na semana de 21 a 24 de Maio tivemos connosco algumas pessoas da comunidade que nos ajudaram em alguns trabalhos como a criação de uma horta no terreno da missão e a continuação da construção da cisterna para a água. Foram dias dedicados essencialmente a trabalhos mais práticos em ordem à melhoria das condições de habitabilidade e acolhimento da nossa missão.
Como estava programado, dia 24 fomos para o centro de Cambinda, a 25 quilómetros da Donga que percorremos no nosso jipe em cerca de três horas, devido ao mau estado da picada.
Fomos recebidos, mais uma vez, com muita alegria por parte da comunidade que muito agradeceu a nossa presença e trabalho feito. Ali estivemos até segunda de manhã com reuniões de vários grupos, atividades de formação, dinâmicas com crianças, entre outras coisas, sem esquecer a celebração da missa e do sacramento da Reconciliação, muito “concorrido”.
Terminada mais esta etapa, rumámos de novo à Donga, desta vez para um encontro de formação com candidatos ao Crisma, outro com jovens e mais alguns trabalhos práticos como rega da horta e da lavra da missão, continuação da construção da cisterna, visita a vários locais em ordem a construção de um poço para água, entre outros. Temos que confessar que não foi uma semana muito “conseguida” pois faltaram alguns daqueles a quem era suposto dar a tal formação; mas a vida é mesmo assim, nem tudo corre como queremos e se programa.
No último dia de Maio rumámos à aldeia Uquende, onde é mais habitual estarmos e por isso a chegada foi mais “tranquila”; só o nosso amigo Neto nos recebe sempre quase como se fosse a primeira vez: “o padre veio, a mana veio…”, entre risos, soluços e alguma baba (pois é um jovem com um certo grau de deficiência).
Nesta aldeia assinalámos o Dia Mundial da Criança com jogos, várias atividades didáticas e uma missa só para elas. Foi lindo, ainda que com algumas tribulações.
Outras atividades se realizaram naqueles dias com vários grupos: membros dos movimentos da Igreja, acólitos, jovens, líderes da Pastoral da Criança, entre outros grupos e pessoas individuais com os quais os nossos missionários sempre interagem.
O domingo, 3 de Junho, foi o Dia Nacional do Catequista. Assinalámos o dia com a celebração da Eucaristia, um almoço convívio e a reunião mensal do Ondjango (corresponde ao Conselho Pastoral).
Na segunda de manhã arrumámos as bagagens e descemos ao Sumbe.
Entretanto dia o Jorge, a Teresa e eu subimos de novo à Donga para uma “empreitada” de que espero poder falar-vos noutra altura.
Agora estamos a preparar-nos para amanhã ir visitar o centro da Chitunda, onde estaremos até segunda de manhã. Então partiremos de novo para Donga, até dia 18 de Junho, para mais alguns trabalhos e formações.
Um abraço e tudo de bom. Estamos juntos na oração e na missão.
P. Vítor Mira

4 comentários:

Rita disse...

Olá,
parecem ter sido umas semanas intensivas na missão :)

Muito bonita a foto do missionário Jorge com as crianças!

Boa viagem até à Chitunda e Boa continuação do Belo Trabalho Missionário!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olaaaaaaaaaa manos!
Mas nao comentan nada do aniversario do P.Vitoreeeeeee como correu, aqui esteve presente na oracao e no coracao.
Muitos abracos e beijinhos para cada um de Vós.
Jorge muito ánimo mesmo que nao te conheco mas estaras na minha oracao.
aos outros manos desejo-vos tudo do melhor.Longe da vista mas perto do coracao.
Vossa mana Ir.nancy

Anónimo disse...

Desejo-vos boa continuaçao. Se alguém tivesse duvidas da agenda carregada que voces "levantam como força de formigas" pode afastar as duvidas. Que o vosso trabalho corra bem com a ajuda de Deus. ana carreira

Dina Lourenço disse...

Olá amigos missionários!É com muita alegria que vou lendo vossas notícias e ao ler sinto que vivo de longe algumas emoções como se estivesse tb em missão. Este Amor Missionário é extraordinário! um grande abraço desta amiga Dina.E continuação de novas etapas, principalmente p/ o Jorge Boa Missão! Estamos Juntos!