terça-feira, julho 17, 2012

Cisterna nº 2

Olá amigos, muito boa tarde.
Aproveitando a minha presença em Portugal e a possibilidade de colocar mensagens no nosso blogue com maior facilidade, aqui fica mais uma.
Esta diz respeito à construção de uma cisterna que estamos a fazer na Donga, sede da nossa missão do Gungo.
Este local fica a 130 km. do Sumbe, dos quais 80 são de asfalto e 50 de picada.
Uma das maiores dificuldades que temos sentido para realizarmos o nosso trabalho na Donga tem sido a falta de água, ainda para mais neste último ano que foi extremamente seco.
O ideal seria fazer ali um furo para captação de água de qualidade e em abundância. No entanto, a missão não tem recursos financeiros para o fazer e também não seria fácil lá chegarem as máquinas de perfuração devido ao mau estado da picada.
Mas nós não deixamos cair os braços perante as dificuldades e vamos tentando fazer o que está ao nosso alcance.
Assim, graças ao apoio da campanha dos presentes solidários, depois de termos feito uma primeira cisterna na aldeia do Uquende, junto à moagem, avançámos para este segunda cisterna, desta vez junto à casa da missão.
Primeiro cavámos um buraco com 4 metros de diâmetro e três de profundidade. Depois, a pouco e pouco, servindo-nos dos moldes das manilhas que nos foram oferecidos por um benfeitor, temos vindo a construir esta cisterna que terá capacidade para armazenar cerca de 10.000 litros de água.
Em primeiro lugar esperamos recolher a água das chuvas do telhado da casa com a ajuda das caleiras.
Mas também temos previsto ver se numa determinada zona encontramos água para ali fazer um poço do qual se possa depois tirar água para abastecer esta cisterna. Como esse local é um pouco distante, contamos transportar a água com a ajuda do camião da missão.
Como vêm, as vossas ajudas não foram inúteis. Esperamos em breve terminar mais este projeto do qual daremos notícias.
Mais uma vez, um grande bem-haja a quantos nos têm apoiado. Estes passos que damos também são vossos.
Ficam as fotos do tanque e respetivo enquadramento com a casa. Ali vemos um tanque provisório no qual já recolhemos e armazenamos a água que serve para fazer a cisterna.
Cumprimentos.

P. Vítor Mira

2 comentários:

Dina Lourenço disse...

olá P. Vitor,desde já agradeço a partilha da evolução dos trabalhos em Missão. Adoro ler estas maravilhas de Deus juntamente com a vossa colaboração! Aproveito p/ dar as boas vindas da visita ás nossas paróquias de Urqueira e casal dos Bernardos como não cheguei pessoalmente a desejar-lhe boas férias em terras portuguesas desejo-lhe agora boa continuação.
Um Grande xi-coração da Dina e família.

Anónimo disse...

Nunca duvidei que utilizam bem os recursos postos à disposiçao ;) Bom trabalho!
Jitos ana carreira