segunda-feira, setembro 17, 2012

Jornadas de Missiologia 2012

As Jornadas Missionárias Nacionais decorreram no passado fim de semana, de 12 a 16 de Setembro.
Do nosso grupo participaram seis pessoas que podem ver na foto.
Foi um tempo de reflexão, de partilha e de aprofundamento da consciência missionária. Foi particularmente tocante o conjunto de testemunhos que nos trouxe o Bispo Emérito da Argélia D. Henri Teissier que falou na primeira pessoa das atrocidades contra os missionários católicos vividas no país onde foi bispo até há pouco tempo. Estes testemunhos, no serão de sábado, foram apoiados pela visualização do filme "dos homens e dos deuses" que relata o massacre de sete monjes na Argélia...
Foi possível também a troca de experiências com elementos de outros grupos missionários, congregações e dioceses de norte a sul do país.

Também a Carta da Conferência Episcopal sobre a missão foi um instrumento de trabalho e fundamentação muitas vezes citado quer para iluminar o trabalho missionário quer para esclarecer conceitos.
Estas Jornadas são mais uma riqueza que ajuda a despertar a consciência missionária da Igreja e ajuda a ver o que já se faz ganhando ânimo para aquilo que falta fazer.
Já se faz muito. Só é pena que não saia nas notícias para animar mais pessoas a fazerem igual.

Pe David

1 comentário:

Elsa Neves disse...

O Curso de Missiologia - que decorreu na última semana de agosto no Seminário dos Missionários da Consolata, em Fátima - bem como as Jornadas Missionárias foram um excelente complemento da excelente formação que tive com o Pe. Vítor e o Pe. David, com o precioso apoio da Angélica.

Além de aprendizagens verdadeiramente significativas, esta temporada de formação proporcionou o aprofundamento de laços entre elementos do próprio grupo Ondjoyetu e o convívio enriquecedor com missionários doutros grupos, congregações e dioceses.

Uma temporada abundante em Graça(s)!

Estamos juntos ;)