domingo, outubro 14, 2012

Mais uma etapa de missão

Olá, muito boa noite.
Hoje é domingo e estamos no Sumbe, onde participámos numa missa campal presidida por D. Benedito Roberto, administrador apostólico desta diocese (e arcebispo de Malange) que durou quatro horas e quinze minutos sob um sol muito quente e um ar morno e húmido. Claro que à tarde também nos sentimos unidos à nossa diocese de Leiria-Fátima que inicia hoje oficialmente o novo ano pastoral. Durante a “nossa” missa foi aberto oficialmente o “Ano da Fé” nesta diocese e foram ordenados três diáconos.
Mas já tínhamos chegado ao Sumbe na quinta-feira, dia 11, depois de termos subido ao Gungo no dia um deste mês.
Durante os dias em que estivemos na nossa missão visitámos um centro muito isolado chamado Culembe, talvez um dos que mais necessitam de apoio e reorganização pois se encontra muito disperso e várias aldeias nem sequer têm catequista nem capela, embora tenham cristãos. Durante os dias da visita realizámos várias reuniões com vários grupos, reorganizámos o Ondjango do centro e a Inês não teve mãos a medir nas consultas que deu com o apoio de outros membros da equipa. Ali reencontrou o seu “velho” amigo Valentim, uma criança com um ano e pouco que em Agosto do ano passado, com duas semanas de vida, apareceu na Donga completamente desnutrido e desidratado, embrulhado num simples pano, preso por um ténue fio de vida. A Inês e a Sandra (então em missão de dois meses) conseguiram prendê-lo à vida e agora vemos um bebé bem bonito e saudável.
O momento alto desta visita foi a celebração da Eucaristia, algo que não acontecia ali havia algum tempo.
Regressados à Donga, ocupámo-nos em vários trabalhos: continuação da abertura de uma nova lavra com o apoio de pessoas que chegaram de várias partes do Gungo, colocação de um telhado provisório no novo forno da Donga, descasca e debulha do milho para semente, atividades lúdico-didáticas e de catequese com crianças da vizinha aldeia da Calumbamba, rega da horta, pequenos arranjos e limpezas no espaço da missão, continuação da colocação das caleiras e descargas para aproveitamento da água das chuvas para a cisterna que já está concluída, fabrico da tampa da cisterna em betão, atendimento de consultas no posto de saúde de um promotor que vive próximo da Donga, entre muitas outras coisas. Como vêm, foram dias bem ocupados de atividades, mas também marcados por momentos de oração.
Aqui ficam algumas fotografias: da horta e dos seus frutos (as melancias tiveram que ser apanhadas antes que os bichos as comessem), da Inês com o Valentim e das caleiras com as suas descargas.
Foram mais uns pequenos passos que demos em ordem à construção da nossa missão que tanto passa pela formação e atendimento das pessoas como pela melhoria das condições de habitabilidade e autossustentabilidade.
E acreditem que lá naquelas montanhas não nos sentimos sós: Deus esteve connosco, tal como aquele povo e todos vós que nos acompanhais e nunca vos esquecemos.
Cumprimentos de toda a equipa, um abraço e boa semana.

P. Vítor Mira

10 comentários:

David Nogueira disse...

Muito obrigado pela partilha. É bom saber dos frutos materiais e espirituais da missão. Desejos de boa continuação a todos.

Um abraço para vós e outro para o povo do Gungo quan do subirem.
P. David

jacinta disse...

Olá linha da frente é tão bom ter notícias vossa e do Valentim. Ainda esta semana falei dele a umas colegas quando falava da missão mas esta foto é o sinal do esforço que é feito para ajudar a população do Gungo a melhorar de vida. Um beijinho para todos

Inês Pereira disse...

Que bom ver os trabalhos a avançar! Que bom ver o Valentim a crescer como um verdadeiro valente. Que bom ver a lavra crescer e dar comida a muita gente :D
Parabéns a todos pelos trabalhos que vão realizando!

Estamos Juntos
Mana Inegi*

Anónimo disse...

Ai que emoção ver este grande pequenino Valentim que parece tão saudável, a nossa horta tão bonita a dar frutos, a nossa casa a ganhar novas e melhores condições!!!
Obrigada pela partilha e parabéns pelo trabalho lindo que vão fazendo!
Beijinhos a todos
Angélica

Anónimo disse...

Olá família miassionária!

Obrigada pelas boas e lindas noticias que nos chegam sempre para estarmos atualizados :)

Tudo bom!!!!! continuem...

Beijinhos para todos

Ana Matos

Anónimo disse...

Olá:
Gostei de vos ver porque estão contentes e aparentam boa saúde.
Supreendeu-me a recuperação da Inês, minha mulher que, tal como o Atlas, já consegue suster o "mundo" nas mãos.
Para ela um beijo de muitas saudades e para os demais um abraço de muita amizade e admiração.
Luís Lourenço

Tio Serra disse...

Ao fim de ler e reler a vossa mensagem com tão belas notícias, e sem saber o que escrever, só me resta dar Graças a Deus pelos bons êxitos obtidos pela equipa da linha da frente.
Os trabalhos de que nos fala o Sr. Padre Vítor, as fotos que ilustram esta página são muito expressivas a Inês e o Valentim são uma grande vitória.
A lavra da missão tem sido uma grande aposta, com muito trabalho.
Os frutos da lavra já se conseguem ver.
A casa da Donga Já tem caleiras e descargas para recolha do precioso líquido vindo do céu para a cisterna que também já tem tampa.
Ó Senhor obrigado por juntares tantas pessoas maravilhosas nesta missão, que não é nossa mas sim de Deus.
Um grande abraço a toda a família missionária.
Estamos juntos.
Tio Serra.

Anónimo disse...

Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaá manos ONDJOYETUS Do Gungo:
Ainda bem que DEUS ve tudo o que voces com muito esfroco fazem por esse lindo povo, minha querida terra de Angola,quantas saudades.As vezes as saudades batem a minha porta.
ainda ontem encontrei uma maleta pequena mas com muitas lembrancas de Portugal e de Angola.Cartas fotografias, palavras bonitas etc.
Deus sabe o que eu passei, experimentei nessas lindas terras que foram minhas ´por muito tempo e que recordo com muito carinho e saudade.DEUS SEJA SEMPRE A MINHA FORTALEZA!Vos desejo tudo o melhor.Um beijinho e muita coragem para continuar com avossa linda missao.
Feliz dia das missoes!Um abraco de urso e um beijinho.

Lucinda disse...

Olá "Linha da Frente".
Gostei de saber notícias e de vos ver a todos tão animados e com tão bom "ar".
Parece-me que os "ares" daí são muito bons, pelo menos pelo aspecto da D. Inês que parece uma jovem de 20 anos!
Boa continuação e um beijinho para todos!

Dina Lourenço disse...

Olá amigos à quanto tempo, que não comento neste blog, mas acreditem que este grupo está sempre em minhas orações e na minha caminhada a Fátima que fiz no dia 13 Outubro junto com meu marido,rezei e pedi a Nª. Senhora e nossa Mãe que estivesse sempre com estes missionários e que tenham sempre um sorriso na cara e uma canção no coração.
Pois um sorriso é sinal de alegria; uma abraço sinal de Amor e uma risada sinal de Felicidade.
Tudo isto sinto quando tenho noticias vossas, e ao ver esta doçura de menino dá vontade de o ter em meus braços.... Desejo uma maravilhosa Missão a todos e o que o nosso AMOR continue a nascer nas mãos de DEUS, para onde DEUS mandar problemas nunca vão faltar;... mas as vitórias vão chegar! Um enorme XI-Coração a toda a equipa Missionária, desta amiga que vos adora! Grandes conquistas!