sexta-feira, abril 19, 2013

Uma Páscoa Diferente - 2013


Foi entre os dias 28 e 31 de Março que vivi uma Páscoa completamente diferente do habitual, uma Páscoa na verdadeira aceção da palavra.
O grande acontecimento iniciou-se na quinta-feira com a conhecida missa do lava-pés. Nesta celebração, o Padre Vítor, reproduzindo o feito de Jesus Cristo de há quase dois mil anos, lavou os pés aos catequistas, demonstrando assim que a posição que ocupa não é para dignificação pessoal, mas de serviço para com a comunidade. Foi um gesto muito marcante ver uma pessoa que admiramos a “humilhar-se” lavando os pés dos outros. Esse foi um grande ensinamento de humildade para a comunidade e para mim própria.
Na sexta-feira recordámos a crucificação e a morte de Jesus Cristo. Iniciou-se com a via-sacra, dinamizada pelos jovens, onde recordámos todas as provas que Jesus teve de suportar para fazer a vontade do Pai. Os jovens camungungos foram fantásticos e a representação foi tão perfeita que a assembleia podia sentir tudo o que eles queriam transmitir. Sendo uma noite mais marcada pela tristeza da morte, no final da Celebração da Paixão todos nos retirámos em silêncio, silêncio esse que durou até ao dia seguinte.

No sábado, a Vigília Pascal iniciou-se às 21 horas e terminou por volta da 1h e 30min. Com grande alegria recebeu-se o lume novo e festejou-se a Ressurreição de Cristo. Durante a celebração procedeu-se à leitura dos textos bíblicos, batizaram-se 3 crianças e ainda 12 adultos. Tudo isto decorreu em ambiente de grande entusiasmo com músicas e danças que caracterizam tão bem o povo do Gungo. Para mim, que nunca havia presenciado as celebrações fora do tempo quaresmal, toda a celebração transmitiu a alegria de Cristo ressuscitado.
No domingo, observou-se uma grande afluência de pessoas, o que para mim era inimaginável: tanta gente a deslocar-se várias horas/dias a pé, sob chuva, sem sítio para pernoitar, para celebrar a Páscoa com a equipa. Mais uma vez este povo deu-me um grande exemplo de fé e dos sacrifícios que estão dispostos a fazer pela fé.

Na celebração da Vigília Pascal e do Dia de Páscoa estima-se a presença de mais de 600 pessoas.
Na Eucaristia do Dia de Páscoa foram celebrados também dois matrimónios. Contou, mais uma vez, com a imensa alegria e o grande espírito de partilha deste povo, que tanto impressiona. Na verdade, alguém que tem muito pouco consegue dar sempre alguma coisa e nós, que possuímos tanto, custa-nos partilhar um pouco.
Muitas mais coisas podia contar, mas o verdadeiro sentimento e a verdadeira alegria só se consegue perceber estando aqui, com este povo, pois não há palavras que expliquem o que sentimos.
Obrigada a todos os que nos apoiam.
Um beijinho especial para a linha da retaguarda.
Twapandula
Estamos juntos.


1 comentário:

Anónimo disse...

OBRIGADO

Pela partilha de vida deste tempo pascal, tão rico de vivencias.
estamos juntos.
Um abraç o a toda a equipa.