terça-feira, agosto 27, 2013

Quem é D. Luzizila Kiala

D. Luzizila Kiala nasceu no dia 19 de Novembro de 1963 na Damba, diocese do Uíge. Após os estudos primários e secundários, foi admitido no seminário de S. Paulo, no Uíge, onde recebeu a formação em Filosofia. Fez os estudos de Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei, no Huambo. Foi ordenado padre na sua cidade natal, no dia 23 de Agosto de 1992.
De 1992 a 1994 foi administrador paroquial de Songo, Bembe e Caipemba.
De 1994 a 1997 foi diretor espiritual externo do Seminário do Uíge.
De 1997 a 2001 estudou na Pontifício Universidade Gregoriana, onde obteve o doutoramento em Teologia Espiritual.
De 2001 a 2008 foi vigário paroquial de Bembe, membro do Conselho Presbiteral, membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho par os negócios económicos, diretor espiritual residente do seminário do Uíge, vigário forâneo, presidente das comissões diocesanas para os emigrantes, da Liturgia e da Música Sacra, vigário espiscopal e professor no seminário.
De 2008 até à sua nomeação para bispo do Sumbe foi Vigário Geral da diocese do Uíge, pároco da Igreja Catedral, Assistente eclesiástico da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD) da diocese do Uíge.
No dia 21 de Maio foi nomeado bispo da diocese do Sumbe pelo papa Francisco. No próximo dia 8 de Setembro assumirá a condução da diocese do Sumbe, como seu terceiro bispo. Recordamos que esta diocese foi criada em Agosto de 1975.
Na foto a equipa missionária de Leiria-Fátima que trabalha no Gungo com dois catequistas desta missão e D. Luzizila Kiala no dia da sua ordenação.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...


Boa noite!

Obrigada por nos dar a conhecer o novo Bispo do Sumbe. A diocese com a qual temos uma ligação um pouco mais estreita.
Bom trabalho. Força na continuidade do projecto "ondjoyetu" em terras de Angola.

ana carreira

David Nogueira disse...

Saudações,

A Equipa já foi até ao Bispo... Um dia o Bispo irá até à Equipa, ou melhor, até ao Gungo. Esperamos que, dentro em breve se faça plano para o povo do Gungo conhecer o seu pastor.
Bons êxitos pastorais a D Kiala!

Anónimo disse...

Olá!
Bela fotografia! Desejo que o Senhor Bispo acolha com entusiasmo a missão do Gungo e a acarlnhe.
Também anseio que um dia tenha oportunidade para visitar as aldeias.
Inês Lourenço