quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Visita do P. David Ferreira

Olá, muito boa noite e votos de bem-estar.
Talvez já tenham estranhado ainda não termos dito nada, apesar de o P. David já estar connosco há duas semanas.
Mas, de fato, temos tido o tempo tão ocupado, que, juntamente com algum descuido, ainda não conseguimos dizer nada.
Graças a Deus a visita tem corrido bem, mas têm surgido também alguns imprevistos que não nos têm permitido fazer tudo o que tínhamos em agenda.
Mas é de sublinhar estivemos no Gungo 11 dias, mais concretamente na Donga, e que foram bem aproveitados para encontros, formações, reuniões e ainda mais alguns trabalhos.
A presença da equipa na Donga coincidiu com a da D. Henriqueta, formadora da Pastoral da Crianças, que deu mais uma formação a um grupo de cerca de 60 líderes durante uma semana.
Também durante estes dias fomos a Luanda buscar uma carga de ajuda alimentar de cerca de 3,5 toneladas que nos foi oferecida para uma empresa do ramo. Depois tivemos que vir do Gungo com o nosso camião buscá-la ao Sumbe, juntamente com chapas de cobertura e ferros para mais uma construção que iniciámos na Donga, também em adobes: um armazém para os materiais de construção e ferramentas atrás do salão.
Ainda a propósito dos alimentos, eles já estão a ser usados no sistema de comida por trabalho: as pessoas vão trabalhar na lavra da missão e esta paga-lhes com alimentos. É bom para as duas partes porque preparamos o terreno para a sementeira e as pessoas recebem os alimentos de que tanto precisam porque este último ano tem sido muito seco e a terra pouco produziu.
O P. David teve encontros com os jovens, catequistas, membros dos movimentos apostólicos e comunidade em geral.
Outra atividade que tivemos foi a inscrição de pessoas, desde crianças a pessoas com idade já mais avançada, nos vários grupos e caminhadas de catequese.
Nestes dias voltou a funcionar a cantina da missão que já está a dar um grande apoio à comunidade e também se procurou dar o apoio que foi possível na área da saúde e também noutras em que tantas vezes as pessoas recorrem a nós.
Durante estes dias ainda tirámos algumas fotografias. Mas, chegados ao Sumbe, não as conseguimos tirar do cartão da máquina que está a apresentar uma avaria e por isso, por agora, não podemos mostrar nenhuma imagem.
Amanhã, se Deus quiser, seguiremos para Luanda. Na sexta de manhã chega a Deolinda e com elas dois casais que vêm conhecer a nossa missão, em visita. Nesse mesmo dia, à noite, parte o P. David para Portugal enquanto nós regressaremos ao Sumbe no sábado de manhã.
Por agora é tudo. Um abraço, fiquem bem e cumprimentos de todos nós.

P. Vítor Mira

2 comentários:

Anónimo disse...

Olaaaaá Manos Ondjoyetus:
Obrigada pela partilha, de facto estava a estranhar não dizer alguma coisa sobre a ida do P.David no blog mas entende-se perfeitamente as vezes queremos fazer muito e só pode se fazer algumas coisas.ainda bem que tudo esteja a correr bem.
Um beijinho para todos boa viagem a Deolinda e os casais e bom regreso ao P.David.
Um graaaaaaande abraço para os de lá como para os de cá.
Vossa mana Ir.nancy

Tio Serra disse...

Alo linha da frente.....
Obrigado Pe. Vítor por nos informar dos trabalhos realizados, na campanha dos alimentos, no novo armazém, na distribuição dos alimentos, pois a situação deve estar a ficar difícil com a falta de chuva para as culturas.
Um grande abraço para todos.
Estamos juntos.
Tio Serra.