sexta-feira, setembro 26, 2014

Obrigado mana Tânia

Olá, muito boa tarde.
Há quanto tempo, não é verdade? Pois é, não têm sido possíveis as nossas habituais partilhas porque o tempo tem sido muito preenchido, com mudanças dos zero aos mil e picos com muita frequência. Eu explico: no Sumbe estamos ao nível do mar (zero), quando subimos ao Gungo passamos dos mil metros de altitude, eh, eh.
E com tudo isto já andamos com umas voltas de atraso, isto é, já se passaram muitas coisas de que não demos conta e ainda desejamos partilhar.

Já foi dada conta de que a Tânia Santos regressou a Portugal. Ficamos contentes por ter chegado bem, ainda que cansadita. É normal.
Mas antes de chegar… partiu. E antes de partir, despediu-se da comunidade, na aldeia da Tuma.
Na missa desse dia leu a primeira leitura em umbundo e todos ficaram impressionados com a qualidade da leitura. Diziam que até parecia que já cá estava havia muito tempo, ainda para mais com a ajuda da indumentária.
No fim da missa foi lida uma mensagem de agradecimento pelo tempo em que esta jovem estudante de medicina esteve no Gungo e pela sua dedicação à comunidade.
Além do trabalho que fez no Gungo a Tânia ainda colaborou nos hospitais provincial e municipal do Sumbe, onde foi muito bem acolhida pelos médicos que ali trabalham que também apreciaram o seu humanismo e amor ao próximo. Foram cerca de 10 dias em que ajudou e aprendeu muito numa experiência algo diferente da do Gungo.
Depois das despedidas no Gungo foi tempo de no Sumbe fazer as tradicionais e demoradas trancinhas realizar a viagem para Luanda, onde tirámos a última fotografia, e partir para Portugal.
Em nome do Grupo Missionário Ondjoyetu e do povo do Gungo queremos agradecer ao “Move-te Mais” a reedição desta parceria pelo quarto ano consecutivo. À Tânia queremos dar os parabéns pela sua dedicação e trabalho que aqui fez.
Dois aspetos destacamos: o fato de ter vindo sozinha, o que aconteceu pela primeira vez no âmbito da nossa parceria com o “Move-te Mais”, e ter aceite vir sem ter na missão nenhum voluntário leigo de Portugal integrado na equipa missionária, ainda para mais tendo-me eu ausentado para Portugal durante dez dias.
Parabéns Tânia, muita coragem para a tua caminhada humana e de fé e para os teus estudos.
Um bem-haja também a todos os que colaboraram de algum modo para a realização desta missão desta jovem estudante de medicina.

P. Vítor Mira

4 comentários:

Anónimo disse...

Mana Tânia:
dou graças a Deus pelo teu trabalho para e partilha com o nosso povo do Gungo, que Deus continúe a ajudar e fortalezer e espero uma proxima vez que possas partilhar os teus conhecimentos e a tu fe por mais tempo (primeiro Deus assim seja.
Continuação de bom trabalho e espero que tambem partilhes connosco no grupo, a tua experiencia em angola.
Sempre juntos.
Bom trabalho para equipa que fica no Sumbe, ánimo desde aqui estamos juntos convosco.
Deus seja a vossa FORTALEZA e ALEGRIA.
Um beijinho e abraço missionário.
Vossa mana
Ir.Nancy

David Nogueira disse...

Muito obrigado pelas novidades. Damos graças a Deus pelas realizações e também agradecemos à Tânia e todos os que permitiram a ida e trabalho que ela realizou.
Abraços Missionários!

Tânia Santos disse...

Quem têm de agradecer sou eu por ter podido viver uma das melhores experiências da minha vida e realizar um dos sonhos que me fez escolher a maravilhosa profissão de médica.

Aprendi, ensinei, ajudei e recebi o carinho de todas as pessoas maravilhosas que conheci.

Já tenho saudades de toda a minha familia no Gungo.

Sem dúvida que são especiais. =')

Espero voltar em breve.

Estamos juntos.

Beijinhos Tânia Santos

Inês Pereira disse...

Obrigada mana Tânia pelo teu testemunho e coragem, e por teres continuado o trabalho de todos os que por lá passaram. A quem lá está, muita força para continuarem o muito que ainda está por fazer.

Beijinhos, tukasi kumosi*

Mana Inegi*