quarta-feira, janeiro 07, 2015

E a energia chegou ao Ondjoyetu

Sumbe, 31 de Dezembro de 2014. São 9:18 da manhã. Está um sol escaldante e sente-se um afago quente do ar. O eletricista acabou de descer do poste. O gerador está desligado. Ligo o interruptor. A luz acende! Acende! Acende mesmo. Uau. Uau. Parece sonho. Temos energia da rede cá em casa. O ano não acabou sem realizar este sonho.

Com alegria partilhei a notícia com os da casa e o avô Filipe disse logo: “agora é que tá a ficar memo bom. Já não vai ser mais preciso ligar o gelador (gerador) para ligar o tlitulador (triturador para fazer sopa). A Joana e a Teresa também sorriem: “Tá boooommmm”.
Pois é este era o sonho de há alguns anos, de pelo menos do tempo em que a energia elétrica no Sumbe começou a ser mais constante e de melhor qualidade.
Mas o fato de a nossa casa estar algo distante do PT e de querermos uma linha trifásica arrastou este processo.
Desde que fizemos os primeiros contatos para obter este bem tão precioso passou quase um ano e meio: uma novela com vários capítulos mas que finalmente teve um “Happy end”.
Até agora tem-nos valido o gerador que costumamos ligar à noite por algumas horas. Mas não é o mesmo. Quanta comida se estragou (principalmente sobras) por não termos onde guardar, quanta água quente bebemos por não ter meios de a refrescar… que ginástica tínhamos que fazer para poupar gasóleo mas também satisfazer as nossas necessidades de trabalho como carregar computadores, pilhas, fazer impressões e cópias. De facto, a energia 24 horas por dia é um bem muito grande do qual só nos apercebemos quando falha.
Agora já pudemos trazer para nossa casa a arca frigorífica que tínhamos em casa das irmãs Guadalupanas e aproveitar melhor o pequeno frigorífico oferecido pelo primo Rui.
Agora, a quem nos visita, já podemos oferecer um copo de água fresca ou até, se for mais “exigente”, uma cervejinha fresca.
Queremos partilhar esta alegria com os nossos amigos e benfeitores e agradecer o apoio que sempre nos dão porque também para este passo tivemos que fazer um investimento significativo. Mas valeu a pena.
E, já agora, um feliz ano 2015 para todos.

P. Vítor Mira

4 comentários:

Tio Serra disse...

Dou graças a Deus por todo o trabalho realizado pela linha da frente. Pe. Vítor ao terminar o ano tivemos uma grande Victória, que me deixou muito satisfeito e como disse é uma grande poupança especialmente na cozinha.
Bem com a proteção do Senhor Jesus outras situações serão também ultrapassadas se Deus quiser.
Votos de um ano novo muito feliz para todos,
Um grande abraço
Pe. Vítor.
Estamos juntos
Tio Serra.

David Nogueira disse...

quando na criação do mundo foi dito "faça-se a luz" também deve ter sido para o Ondjoyetu mas só agora +e que chegou. Bem haja a todos os que ajudaram e persistiram. Graças a Deus por este passo e agora: desfrutem bem da energia.

Até breve!

Anónimo disse...

Olaaa fiquei contente com a graaaande noticia da energía no Ondjoyetu,que essa energia continue a ser expalida pelos nossos irmãos.
Um graaande abraço missionário e um ano cheio de surpresas e amor.
Um beijinho a toda a equipa missionaria.
Vossa mana Ir.nancy

Luís disse...

Que bela notícia.
Pena que nem tudo mude; por exemplo: "facto" para referir um acontecimento ainda se escreve "facto" e não "fato"!
Pois é...