terça-feira, março 03, 2015

"Uma Missão... com pintaaaa!!"


Olá, muito boa tarde a todos os nossos amigos e visitantes.

Antes de mais, espero que o teatro na Batalha tenha corrido bem e, em nome do povo do Gungo que vai beneficiar de mais este gesto solidário, quero agradecer a todos os que o tornaram possível.

Por cá este fim-de-semana foi de mais uma ida ao Gungo, mas desta vez com uma tarefa especial: mudar a imagem da nossa missão Donga.
A ideia foi do nosso amigo Luís Matias e ele é que mobilizou a equipa. Desta vez foi pequena, mas acreditamos que da próxima vez terá mais colaboradores.

A Mopic também deu um contributo fundamental com a oferta da cal.

Saímos do Sumbe no sábado pelas sete da manhã. A viagem correu bem porque não tinha chovido.
À chegada vimos que a “empresa de desratização” esqueceu-se uma “funcionária” na nossa cozinha (as cobras comem os ratos) e o catequista José Calei teve que a despedir de uma forma violenta (como se pode ver na imagem).
A matança continuou, mas desta vez da cal. Até deitou fumo…
Depois do almoço deram-se as primeiras pinceladas. No fim do dia já as paredes tinham outra cor e a ausência de chuva (que nos últimos dias tinha sido abundante) foi uma ótima ajuda.
No domingo celebrámos a Eucaristia com a comunidade da Calumbamba (desta vez não tivemos atividades de cariz pastoral) e a equipa de caiação ainda aproveitou para dar mais umas pinceladas antes do almoço.
Depois de “devorados” dois galos da capoeira da missão com funge de milho e esparguete (o trabalho físico, no campo, ajuda a abrir o apetite), preparámos as bagagens e regressámos ao Sumbe com a promessa de voltarmos em breve. E foi na despedida que o nosso poeta teve esta bela expressão: "Esta é uma missão... com pintaaaa!"
Pelo caminho apanhámos chuva, dançámos na lama e ainda tivemos que tirar uma árvore que estava caída na picada.
Mas tudo correu bem, graças a Deus. E a nossa missão vai ficando cada vez mais bonita com a ajuda de tanta e tanta gente que acredita e apoia este projeto.
Um abraço para todos e boa semana.

P. Vítor Mira

3 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações,

muito obrigado pelas novidades e pelas pinceladas...
O teatro não teve grande afluência, cerca de 60 pesoas, mas teve muitas gargalhadas. Foi um espectáculo de rir e corar por uma próxima.
É com estas colaborações de lá e de cá que se vai construindo Ondjoyetu... A casa de todos os que aceitam lá dar uma gargalhada ou uma pincelada. Seja o que for, importante é ser com espírito Missionário.

Mana Nancy disse...

Ola amigos Ondjoyetus:
Então ja se tem nova cara na missão, graças a Deus e que continuem a dar mais pinceladas.
Bom trabalho.
Sempre juntos.
Ir.Nancy

Tio Serra disse...

A missão é de Deus nós os seus colaboradores.
Obrigado a todos os que aceitam unir-se a esta missão de alma e coração e assim contribuir para o bem da comunidade Ondjoyetu.
As fotos ajudam-nos a compreender o trabalho realizado.
A todos o meu abraço de parabéns.
Estamos juntos.
Tio Serra.