quarta-feira, abril 01, 2015

Batpismo com água... muita água!!

Olá, muito boa noite.
Cá estamos nós, como é habitual quando é possível, para partilhar uma pouco mais do nosso caminho missionário por estas terras quentes de Angola.
O baptismo do nosso novo missionário estava marcado para a Tuma, aldeia onde todos os anos celebramos o domingo de Ramos. Já o tínhamos avisado do calor que ali o esperaria e que por isso o baptismo de missão poderia ser algo duro, ainda para mais a dormir na pequena casa de adobes a que chamamos micro-ondas, por ser tão quente.
Afinal não foi quase nada como esperávamos.
No trajeto fomos apanhados por uma forte chuvada que formava grandes regos de água ao longo da picada. Durante a viagem tivemos que parar duas vezes para rebocar uma “avó-veio” (mota de três rodas com atrelado) e uma carrinha. A chover como estava, ficámos todos encharcados.
Quando chegámos à Tuma a chuva continuava a cair com grande intensidade. Saímos porque já estávamos molhados e só uns minutos mais tarde pudemos tirar as bagagens e mudar de roupa. À nossa chegada, encontrámos muito pouca gente por causa da chuva que por ali caía intensamente desde o dia anterior.
Durante a tarde a chuva continuou a cair e pouca gente esteve no retiro que estava programado. Alguns foram chegando todos encharcados, outros tiveram que acampar do outro lado de um pequeno ribeiro que se tinha transformado no largo rio, com alguma profundidade e forte corrente. Se tivéssemos chegado umas horas mais tarde o jipe já não chegaria à aldeia.
Com a chuva o tempo não estava assim tão quente. E também escapámos ao micro-ondas porque a comunidade já tinha preparado a nova casa para nos acolher, embora ainda não esteja acabada e faltem as portas e janelas.
De sábado para domingo toda a noite choveu.
No Dia de Ramos vieram mais algumas pessoas e com elas os relatos das tragédias que tinham acontecido: ribeiros com grandes caudais impossíveis de transpor, lavras inundadas e com as sementeiras arrastadas pelas águas, casas e celeiros destruídos pela intensidade da chuva. Também nos chegou a informação de que a picada principal estava intransitável para viaturas de quatro rodas: a água da chuva abriu grandes valas que “partem” a picada em bocados e não permitem o trânsito automóvel.
Nunca como neste ano tinha visto tão pouco gente no domingo de Ramos. As chuvas torrenciais que tinham caído e o receio de encontrar maiores dificuldades no regresso a casa impediu muita gente de participar.
No domingo de manhã chegaram alguns catequistas e os manos Carlos e Ana que tiveram que atravessar o citado ribeiro com água pela cintura e uma corrente mais fraca.
No fim do almoço regressámos ao Sumbe, tendo ficado decidido na reunião com os catequistas que a celebração da Páscoa será nesta mesma aldeia da Tuma porque não é possível chegar à Donga.
Para o nosso novo missionário foi um baptismo mesmo com muita água. A gincana na picada por causa da lama até o fez entender melhor os filmes que já viu.
Hoje, terça-feira, tivemos a Missa Crismal na Sé; amanhã será o dia de preparações e na quinta partimos de novo para o Gungo.
Boa semana santa para todos e um abraço.

P. Vítor Mira

3 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações a todos os que por aqui passam e em especial aos missionários da linha da frente. Obrigado pela partilha. Pelos vistos as torneiras do céu abriram "de verdade". Oxalá seja possível restabelecer a picada quanto antes. Boa coragem para todos. Ao Diamantino continuação de boa ambientação.
Santa Pascoa a todos!

Tio Serra disse...

Obrigado Pe. Victor pelas noticias e imagens, pelo que nos conta Graças a Deus estão bem, a chuva que tanta falta faz, quando é muito forte também não é agradável.
Será que também choveu com tanta intensidade no Uquende e Donga? e a picada como estará.
Bem resta-nos rezar para que o Domingo de Páscoa na Tuma esteja o tempo bom e muita gente para a Celebração da Páscoa do Senhor.
Ao Diamantino força que o Senhor está contigo
Um grande abraço missionário.
Santa e Feliz Páscoa para todos.
Estamos juntos.
Tio Serra.

Anónimo disse...


Boa tarde!

Obrigada pelas noticias que vão chegando.
Aproveito para deixar votos de Boa Páscoa a toda a "linha da frente".

Atentamente

ana carreira