sexta-feira, junho 05, 2015

Analepse

Olá, muito bom dia.
Cá estamos de novo para dar conta de mais algumas páginas da nossa missão, desta vez anteriores às últimas que demos. Em literatura isto até é uma figura de estilo. Analepse. Na blogosfera também deve ser…

O final de Abril e princípio de Maio foram vezes de grandes vivências diocesanas.
No dia 26 de Abril foram ordenados dois diáconos na catedral do Sumbe. A Missão do Gungo fez-se representar com uma pequena delegação oficial que vemos na fotografia em que está o nosso Cavalinho Branco com a baía do Quicombo ao Fundo.
De oito a dez de Maio participámos na peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Calulo, criado em 1967. Desta vez a delegação foi um pouco superior à das ordenações e por isso fizemos a viagem no nosso Unimog que, embora mais lento que muitos outros, se comportou muito bem. Também aqui deixamos a fotografia deste grupo.

Nos meses de Abril e Maio continuámos com os nossos trabalhos na Donga onde a comunidade residente ou quase residente vai aumentando. Aqui fica também a fotografia numa das semanas em que o grupo de trabalho foi maior. Continuamos a fazer melhorias nas infraestruturas da missão: abrimos um enorme buraco para a fossa das novas casas, abrimos as valas para a tubagem, melhorámos as condições da nossa pequena pocilga, fizemos portas e janelas em ferro para as construções, entre muitas outras coisas. O nosso jovem Diamantino também foi dando a sua colaboração e como se vê pela foto está em plena forma para trepar às alturas. Desta vez estava a colocar um interruptor para pouparmos energia.
Também nestes meses, dos vários centros, vieram à missão cerca de 230 pessoas que voluntariamente sacharam a lavra da missão que onde tínhamos semeado feijão e ginguba (amendoim) que entretanto já estão a ser colhidos. Vemos a imagem da plantação da ginguba. Este trabalho de agricultura é muito importante e uma grande ajuda em ordem à sustentabilidade da missão.
Também fizemos viveiros de plantas para depois fazermos hortas, mas a bicharada estragou quase tudo. Mas tentaremos de novo…

Estes trabalhos foram intercalados com acções de ordem mais pastoral e catequética: continuámos a acompanhar os grupos que estão em caminhada para os sacramentos: Primeira Comunhão, Crisma, Baptismo de crianças, retiro de catequistas e movimentos, entre outras. Também vivemos os dias 12 e 13 de Maio com fé e emoção. Fizemos um novo andor novo em madeira para a imagem de Nossa Senhora que até tem sistema de iluminação. No dia 12 fizemos uma bonita procissão de velas, desta vez com copos de plástico, oferecidos pelo Santuário de Fátima. No domingo do retiro dos catequistas a dança de acção de graças foi feita por eles (costumam ser meninas) com as suas varas de pastores nas mãos. Foi bonito!

Se Deus quiser, amanhã de manhã iremos para a Donga onde iremos celebrar o domingo da festa do Corpo de Deus.
Entretanto, também já estamos a preparar a visita pastoral de D. Luzizila Kiala que terá lugar de 26 a 28 de Junho.

 
Um abraço para todos e até uma próxima, se Deus quiser.
Cumprimentos desta equipa.

P. Vítor Mira

2 comentários:

Elsa Neves disse...

Obrigada pela analepse, Patele Vitoré... e
PARABÉNS!!! Feliz Aniversário! As maiores bênçãos de Deus para si e para os seus. Um excelente dia no Gungo! :) Beijinhos.

David Nogueira disse...

Saudações. Com esta analepse temos a missão mais presente. Estamos juntos.