sábado, agosto 08, 2015

Notícia da Agência Ecclesia sobre a missão


Grupo missionário Onjoyetu está a ser «alento» para as populações de Brescos, junto à Lagoa de Santo André

Beja, 04 ago 2015 (Ecclesia) – Oito elementos do grupo missionário Onjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, estão em atividade na povoação de Brescos, junto à Lagoa de Santo André, em Beja, com o objetivo de levar Cristo a um conjunto de comunidades mais isoladas.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre David Nogueira, coordenador do projeto, destaca a importância de dinamizar “uma comunidade que ainda não tem um local de culto próprio, uma capela ou igreja” e onde por isso as pessoas “não têm por hábito reunirem-se para rezar”.

“Uma das nossas tarefas é ajudar as pessoas a tomarem consciência da sua fé cristã, para alguns será um despertar da fé, para outros o ganhar de um novo ânimo”, sublinha o responsável pelo Serviço de Animação Missionária da Diocese de Leiria-Fátima.

Paralelamente a estas atividades de evangelização, que até ao próximo sábado vão englobar momentos de oração e de partilha de testemunhos, os voluntários missionários promovem visitas porta-a-porta para prestarem apoio às pessoas, sobretudo às mais sozinhas, doentes ou carenciadas.

“Procuramos fazer um contacto de proximidade”, acrescenta o sacerdote.

Sendo um grupo proveniente da Diocese de Leiria-Fátima, o "Onjoyetu" quer ser em todas as suas atividades portador da “mensagem de Fátima, como uma mensagem de esperança, de alento para a vida”.

Para além do padre David Nogueira, a missão conta com a participação da irmã Nancy Casas, uma consagrada atualmente a trabalhar na Paróquia da Marinha Grande; e de um casal também da Marinha Grande, José Marrazes e Maria do Rosário.

Estão ainda presentes mais quatro leigos, o António Canhoto, da Paróquia da Golpilheira; a Ana Matos, da Paróquia de Marrazes; a Fernanda Barreiro, da Paróquia de Regueira de Pontes; e a Susana Querido, proveniente das Caldas da Rainha.

Ana Matos, de 61 anos, já integra a semana missionária do "Onjoyetu" no Alentejo desde 2005 e realça a oportunidade de “dar muita coisa” mas também “aprender” com os outros.

“Levamos mais do que trazemos”, frisa a voluntária, para quem “é muito gratificante chegar ao fim do dia e ver a alegria das pessoas, ver os laços que se criam”.

O encerramento das atividades na povoação de Brescos está marcado para o próximo sábado, com a celebração de uma eucaristia ao meio-dia, sendo que no dia seguinte o grupo vai despedir-se da região com outra celebração, na Paróquia de Santo André, com o pároco local, o padre Abílio Raposo.

Para o sacerdote, este tipo de iniciativas são “muito importantes”, sobretudo quando está em causa a dinamização de “pequenas comunidades que habitualmente não têm assistência eclesiástica de espécie nenhuma”.

“Alguém que lhes leve a Palavra de Deus, aquilo que é o alimento espiritual para verem que a Igreja Católica não se esquece deles”, conclui.

JCP

2 comentários:

MiradeJesus disse...

Muito bom dia.
Dou graças a Deus pela equipa missionária que se disponibilizou para dar o tempo das suas férias a esta missão no Alentejo.
Oxalá que a semente lançada possa dar bons frutos.
Continuação de bom mês de Agosto.
Para quem tiver, boas férias.
Um abraço.

P. Vítor Mira

Anónimo disse...

Dou graças a DEus por esta oprtunidade de mais um ano participar nesta missão no Alentejo concretamente em Brescos.Nos só fomos os instrumentos e onde era talves algo imposivél DEUS fez maravilhas e quantas maravilhas mais fará depois de esta missão!
Obrigada a todos os que participaram e os que apoiram esta missão com a sua oração.
Um graaaaande abraço aos meus colegas missionários que de verdade se esforçaram para dar o melhor de cada um, Deus é a vossa e nossa recompensa.
abraço missionário.
Vossa mana Ir.Nancy