sábado, setembro 02, 2017

Jornadas Missionárias 2017

Nos dias 16 e 17 de setembro, realizam-se em Fátima as Jornadas Missionárias 2017, subordinadas ao tema Missão do Coração ao Coração.

As Jornadas continuam o seu objectivo geral de descobrir, aprofundar e traçar novos caminhos de evangelização a partir de Cristo, focando-se este ano, de um modo particular, na vontade de compreender a missão não tanto a nível territorial, mas relacional, percebendo que o coração se alarga quando o abrimos às perspectivas fraternais e universais.

As Jornadas Missionárias iniciam-se no dia 16 com a intervenção de D. Manuel Linda e a conferência da professora universitária Isabel Varanda intitulada "Aceitação da Missão. Acreditar no impossível". Ainda da parte da manhã, D. António Couto discorre sobre a "participação do missionário no mistério de Cristo". À tarde, o Pe. Adelino Ascenso, que foi missionário no Japão durante cerca de 20 anos, apresenta a sua reflexão "Da experiência de Deus às experiências do missionário", seguindo-se a intervenção da psicóloga clínica e terapeuta familiar Margarida Cordo sobre "Missão como promessa e realidade". Às 19h00 terá lugar a celebração da Santíssima Eucaristia, e às 21h30, na Capelinha das Aparições, a Oração do Terço e Procissão de Velas.

No segundo dia, a 17, às 09h15, André Costa Jorge, director do Serviço Jesuíta aos Refugiados, reflecte sobre "Missão como denúncia e acolhimento. Tráfego humano e refugiados". Às 11h00, será celebrada no santuário a Eucaristia Dominical. Da parte da tarde, a partir das 15h00, teremos a intervenção "Cântico missionário para hoje" pelo director da Faculdade de Teologia em Lisboa, frei João Lourenço.

A organização das Jornadas Missionárias 2017 é da responsabilidade da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, das Obras Missionárias Pontifícias e da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

Inscreve-te aqui.
Data limite de inscrições: 08 de setembro
Para mais informações sobre o Programa, clica aqui.


«A missão não se baseia em ideias nem em territórios, mas parte do coração e dirige-se ao coração, uma vez que são os corações os verdadeiros destinatários da actividade missionária do Povo de Deus». Papa Bento XVI

Sem comentários: