segunda-feira, março 05, 2018

Retiro anual





Este ano, sob o tema “Deixa-te transfigurar” realizamos o nosso retiro anual, no seminário Verbo Divino, em Fátima.

Por volta das 9h00, os membros do grupo juntaram-se no seminário de Leiria e partiram em direção a Fátima, onde o padre Joaquim Domingos fez a honra de nos receber na sua casa.
Depois de uma breve visita guiada pelos espaços do Verbo Divino, iniciamos o nosso momento de reflexão.
 Inicialmente, o padre Joaquim  Domingos fez uma breve explicação sobre a importância da “Leitura Orante” dos textos bíblicos (perceber o  sentido do texto na sua época , entender o sentido da palavra e transportar para a nossa vida, nos tempos atuais ), foi explicando o sentido e a ligação entre algumas escrituras bíblicas. O que nos ajudou a aprofundar melhor o nosso conhecimento histórico sobre os textos e o seu significado simbólico.

Posteriormente, o grupo foi convidado a realizar a leitura orante a partir do texto bíblico (Mc 9, 2-10) sobre a transfiguração, tendo sido um momento muito gratificante, de intensa partilha e introspeção sobre o momento presente das nossas vidas.
Seguiu-se um grande momento, o almoço partilhado, como já é habitual, cada um partilhou os seus dotes de culinária e pastelaria. Fomos também brindados por uma maravilhosa sopa, oferecida pelo Verbo Divino.
Já de tarde, sob um dia de sol magnifico, realizamos a Via-Sacra Missionária nos jardins do seminário e um breve momento de reflexão individual.
Para finalizar o nosso  dia,  terminamos com a celebração eucarística, onde relembramos todos aqueles que estão a viver um momento de maior fragilidade, os irmãos que já partiram e a linha da frente.
Pedimos ao Espírito Santo que continue a iluminar e a discernir todo o caminho da nossa missão.  


Sem comentários: