domingo, novembro 11, 2018

Animação missionária no Centro de Estudos de Fátima - CEF

No contexto do Outubro Missionário, recebemos o testemunho da professora Maria da Graça Fevereiro sobre a animação missionária realizada em turmas de EMRC, no Centro de Estudos de Fátima – CEF.

Destacamos a participação dos Ondjoyetu Pe. Joaquim Domingos Luís, director do Serviço de Animação Missionária (SAM) de Leiria-Fátima, e Ir. Susana Salinas, da Congregação Filhas de Santa Maria de Guadalupe.

Aqui fica a partilha desse testemunho:
Inserida no mês missionário, realizou-se durante o mês de outubro, no Centro de Estudos de Fátima – CEF, a sensibilização para a missão e, este ano, respondendo também ao convite do Papa Francisco, que declarou o mês de outubro de 2019 “Mês Missionário Extraordinário». A iniciativa do Papa tinha por fim celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de 30 de novembro de 1919, do Papa Bento XV, com o objetivo de despertar para uma maior consciência da missão e dar um novo impulso à transformação missionária da vida e da pastoral. Para isso, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou uma Nota Pastoral para o Ano Missionário e o Mês Missionário Extraordinário, com o tema “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, que decorre desde outubro de 2018 até outubro de 2019.

Assim, neste contexto de celebração e respondendo ao convite à missão, este ano o CEF recebeu vários missionários, nomeadamente, o P. Joaquim Domingos, SVD, responsável diocesano pela animação missionária nas escolas. E o P. Joaquim veio acompanhado por algumas religiosas: a Ir.ª Conceição Pena, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias; a Ir.ª Adelaide, das Irmãs de S. José Cluny; as Irmãs Luciana, de Timor, e Rosa, das Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus; e ainda a Ir.ª Susana, do México, das Filhas de Santa Maria de Guadalupe, que se encontram na Marinha Grande. Este grupo de missionários foi-se alternando pelas várias turmas do 9.º ano e das turmas do Ensino Secundário.

Foi uma partilha rica de experiências que não terá deixado de lançar sementes para a missão, no coração dos jovens que participaram nas ações de sensibilização missionária, realizadas durante as aulas de EMRC. De salientar que a turma C do 9.º Ano aprendeu o hino missionário, Portugal vive a missão, do compositor P. António Cartageno, surpreendendo e presenteando os animadores das ações com uma perfeita execução deste Hino! Obrigada a todos pela partilha!

Maria da Graça Fevereiro


Lembramos que o SAM está disponível, ao longo de todo o ano, para sessões de sensibilização missionária em paróquias, catequeses e escolas. Para esse efeito, envie, por favor, e-mail para animissionaria.leiria@gmail.com. Obrigado.

Sem comentários: