sexta-feira, maio 31, 2019

Saudações ao nosso Portugalito





Cá nos encontramos por estas terras longínquas, todos bem e com vocês no coração. Há algum tempo que não damos notícias, mas a vida aqui corre…
Desde a última publicação, tivemos pelo Uquende a continuar os trabalhos da capela e regressámos ao Sumbe a fim de estarmos presentes na peregrinação do 11 de Maio ao Santuário de Nossa Senhora Peregrina do Calulo. Participámos nas atividades propostas na paróquia de S. António do Libolo bem como na procissão noturna dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Connosco foram alguns representantes dos Centros do Gungo e num local onde se concentram tantas pessoas é sempre uma alegria encontrarmos amigos de outras terras e travar novas amizades. Aproveitámos a viagem e, pelo caminho de regresso, parámos para conhecer a missão da Kibala com o seu internato masculino dirigido pelo padre Geovany e a equipa sacerdotal eu o acompanha e auxiliados pelas irmãs da Visitação. Um pouco mais à frente, fomos visitar os Frades Menores, conhecidos comos franciscanos que nos mostraram o seu trabalho e instalações e nos ofereceram muitas coisas novas para semearmos nas nossas hortas.
Regressámos ao Sumbe e, no dia seguinte, os representantes, o avô Filipe, o mano Humberto e a mana Sílvia regressaram ao Uquende. O Padre David e a mana Teresa com o mano Mário ficaram mais uns dias para tratar da logística: compras, manutenções, cartório e outras papeladas…
No Uquende deu-se continuidade aos trabalhos da nova capela, fomos buscar água, fomos lavar roupa ao rio, fizemos pão, preparamos atividades para o Dia Mundial da Criança (1 de Junho) e ainda deu tempo para umas brincadeiras com os miúdos e graúdos J jogamos aos professores e até aprendemos inglês.
No sábado, dia 18 de Maio, já com toda a equipa junta, subimos até à nossa Donga para o encontro e avaliação dos preparandos da Primeira Comunhão. Tivemos reunião do Conselho Permanente, onde, em conjunto com os catequistas visitadores dos Centros, preparamos o programa mensal das atividades da nossa missão. Também houve encontro de jovens onde se abordaram temas como o voluntariado, as motivações, a parábola do “jovem rico”, os mandamentos da Lei de Deus, etc. E ainda fomos presenteados com o testemunho da Irmã Filomena Mulungo das irmãs Clarissas. Ela é natural do Gungo, do bairro do Uquende, e está no Lubango onde além de uma vida dedicada à oração também fazem trabalhos agrícolas e de costura para a comunidade.
É importante referir ainda que a nossa serralharia na Donga também já está a pôr-se de pé e se começam a ver umas paredes. Depois são os trabalhos habituais: produzir mais blocos de BTC; apoiar a comunidade na saúde; cuidar dos animais (galinhas, cabritos, porcos); trabalhar na lavra e nas hortas (apanhámos um candimba – coelho – bem grande e a mãe Feliciana deu-nos melancias gigantes bem dociiiiiinhas); reparações de serralharia; idas ao rio para trazer água (nesta época do ano o capim – ervas – está bem alto, perdemo-nos de vista, mas ao pôr do sol forma no seio da paisagem montanhosa umas searas cor de rosa tão boniiiiiitas); aulas de condução com a mana Teresa; apoio escolar; etc.
Damo-vos a conhecer também que temos um novo membro na família Ondjoyetu, o caseiro Raimundo Rita que vem para dar uma mãozinha ao nosso tio Zé Ngombe.
E assim se passou mais uma temporada no Gungo. Neste momento estamos todos separados… A mana Teresa ficou na Donga para frequentar a escola, o mano Humberto e o avô Filipe ficaram no Uquende para continuar os trabalhos na capela, a mana Sílvia ficou no Sumbe com as meninas e o mano Mário e o Padre David foi para um retiro do Clero diocesano no Calulo. Mas sexta-feira já vamos voltar a reunir-nos ao subir para as nossas belas montanhas.
Bye bye
Abracinhos para todos aqui da malta da linha da frente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelas vossas informações que são maravilhosas.
Um grande abraço Missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra

Tio Serra disse...

Obrigado pelas vossas informações que são maravilhosas.
Um grande abraço Missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra