sexta-feira, julho 22, 2022

Os “Manda Chuva da Donga” subiram ao Gungo

 





            A subida da equipa missionária foi na madrugada do dia 02 de Julho. Esse dia foi de Conselho Permanente para poder programar os próximos tempos.

            Após uma semana de trabalhos práticos e consultas, na sexta-feira, dia 08, chegaram ao Gungo alguns amigos vindos de Luanda e Benguela que, desde Outubro de 2020, se têm juntado uns aos outros. Por terem trazido a chuva das primeiras vezes que vieram ao Gungo mereceram este nome de “Os Manda Chuva da Donga”.

            A vinda de uma equipa de topografia ao Gungo, a propósito do projecto das novas construções na Missão, foi o mote para que o grupo se organizasse e fizessem uma verdadeira romaria solidária, até às nossas comunidades. Ao todo vieram 15 carros preparados para subir a picada e com autonomia de dormida e alimentação. A alguns repetentes juntaram-se alguns estreantes nas vindas ao Gungo com o desejo de conhecerem aquilo que os outros foram contando.


            Como são um grupo aberto à solidariedade, no Gungo e fora dele, juntaram a Dra Regiane que já esteve no Gungo e mais duas médicas e uma enfermeira e, em dois dias, deram cerca de 202 consultas. O Povo, sabendo que vinham médicos a sério, trouxe as queixas antigas e novas aproveitando para pôr em dia algumas situações.

            Ao virem trouxeram as duas equipas de topografia e de saúde e muitas ofertas para a missão: Uma arca frigorífica com autonomia energética com sistema próprio de energia solar, roupas para crianças e adultos que foram distribuídas à comunidade, apoio à dispensa da missão e dos seus funcionários, auxílio na manutenção dos veículos com os consumíveis, para além de outras ofertas. Sabemos que estas ofertas são fruto de muitas generosidades e não apenas daqueles que vieram.

            No sábado, alguns puderam percorrer algumas das picadas menos circuladas do Gungo e usufruir da beleza paisagística, da aventura e de se sentirem no meio do povo ao percorrer os bairros.

            Há alegria nas coisas que trazem, mas a alegria sente-se ainda maior com a sua presença, com a sensibilidade que manifestam para com o povo do Gungo ao aceitarem trepar as montanhas para virem estar connosco. O interesse que mostram ao querer saber da vida e dificuldades do povo e as soluções em que podem dar uma ajuda são motivo de regozijo.

            É sempre bom voltar a ter “Os Manda Chuva na Donga” connosco. Trazem sempre um novo fôlego, uma boa energia que nos faz acreditar que a nossa missão chega verdadeiramente aos seus corações e que, tal como nós, acreditam nas melhorias que nos propomos com todos aqueles que estão ligados a este projecto e o fazem avançar.

            Um agradecimento muito especial, à super equipa de topografia e à empresa Novitop que os disponibilizou e que se mostraram incansáveis e muito dedicados à causa permitindo assim, com o seu esforço e trabalho que prossigam os projectos da missão.

Pela Equipa Missionária

Pe David



2 comentários:

Ção Julião disse...

O meu coração enche-se de alegria sempre que vejo boas novas do Gungo! De saudades também ♡ abraços para todos!

Anónimo disse...

Que maravilha. Grande trabalho. Parabéns. ❤❤❤❤❤❤❤