quarta-feira, abril 10, 2024

Bom dia desde o Sumbe

 

Bom dia desde o Sumbe.

Voltamos depois de um período de celebração da Páscoa muito intenso e muito participado por inúmeros cristãos.

 

Foi um período de intenso com a celebração do tríduo pascal na quinta, sexta e sábado, vivido com muita fé e num ambiente de recolha interior, este período de reflexão sobre a paixão e morte de Cristo na cruz. Os presentes chegaram de todos os centros desde os mais próximos aos mais longínquos, com longas horas de viagem, kibuto à cabeça, filhos às costas e muito caminho a percorrer com a chuva intensa em vários momentos. Para dificultar essa chuva que havia caído nos últimos dias continuou a cair durante o fim de semana.  As pessoas foram chegando e acomodando pela Missão. As cerimónias do tríduo pascal tiveram início na quinta-feira com a celebração da Eucaristia.    

A igreja da Donga tornou-se pequena para tantos fiéis. Assim, com muita fé, viveu-se esta celebração que apelava a todos a uma reconciliação connosco mesmo, à interiorização e reflexão sobre os passos da vida de cada um, na nossa relação com a igreja cristã, nos seus princípios e no testemunho de cada um na sua vida. A paixão é morte de Cristo na cruz deveria ser, pois, aproveitada como um momento de recolhimento interior de cada um, levados pelo exemplo extremo de Cristo que se submeteu a tudo, inclusivamente à morte no calvário para nos salvar.

A sexta-feira à tarde foi momento alto com a representação cénica da via-sacra pelos jovens a caminho do Calvário, com a crucificação e morte de Jesus

 À noite, foi em clima de grande reflexão, que se viveu a celebração e distribuição da comunhão por todos os presentes, que ultrapassaram um milhar.   O sábado foi de preparação por parte de todos os que iriam ser batizados, por todos os que iriam casar, pelo grupo de jovens que se explanaram por toda a tarde com variados jogos sempre com uma mensagem bem vincada de união, de amizade, de valores tradicionais da família cristã. Houve ainda encontro dos penitentes, no reencontro com a fé cristã depois de alguns passos perdidos. A noite caiu, a chuva intensa também, no entanto não impediu a realização da vigília pascal no exterior, pois de outro modo não haveria possibilidade de todos participarem. Foi um momento de preparação para o que haveria de acontecer no domingo de Páscoa com a presença de todos os que iriam passar a viver novas vidas dentro da fé cristã.

O domingo foi o momento solene da celebração da ressurreição de Cristo e da sua vitória sobre a morte, sem a qual não poderíamos ser objeto de salvação. A celebração da missa pascal, foi muito vivida e vivenciada com a presença muito sentida de toda a multidão presente e também muito enriquecida pelo grupo coral com as tradicionais músicas e danças religiosas. Momento alto desta celebração foi como atrás referido, a celebração de 9 casamentos e 14 batizados, com a presença de testemunhas e padrinhos, que assim conferiram com as suas presenças valor e tradição a todas as uniões e a todos os que integraram a partir deste momento do batismo a família cristã. A tarde de domingo iniciou-se com o regresso de todos às suas casas fortalecidos com a boa nova da ressurreição de Cristo ressuscitado.

 Américo Oliveira






Sem comentários: