segunda-feira, outubro 22, 2007

Novidades

Olá a todos! Depois do primeiro período de 15 dias que passamos no Gungo (Centro do Kubal 6 pontes) aqui vão algumas notícias do que se viveu por lá. Iniciamos as nossas formações de alfabetização no período da manhã e culinária no período da tarde. Fizemos 3 grupos de formação na alfabetização, eu desta vez fiquei com o grupo dos avançados (o equivalente à 4ª classe). Tinha 11 alunos com idades entre os 18 anos e +/- 55 anos. Como tínhamos pouco tempo para trabalhar tantas coisas diferentes, decidimos trabalhar alguns problemas de Português mais flagrantes, a leitura e a escrita. Foi muito giro! Uma experiência inesquecível!É incrível a vontade que eles têm de aprender… é pena só termos estado 15 dias! No último sábado que estivemos naquele local fizemos uma festa final onde o grupo da culinária se fartou de trabalhar para preparar os comes e bebes. Matámos um cabrito, fizemos 20 kg de arroz branco, arroz doce, paracuca, banana frita, pataniscas… correu muito bem. Tínhamos sempre 3 fogueiras acesas (como é obvio não tínhamos fogão). O mestre cozinheiro Alberto inicialmente estava bem nervoso, mas com o avançar da situação ficou bem mais calmo porque os seus alunos se portaram realmente bem. Os vários grupos de alfabetização também fizeram pequenas apresentações que foram preparando ao longo dos dias. Deixo aqui algumas fotos das nossas salas de aulas tão particulares e do meu grupo de alunos depois de fazerem o seu teatro na festa de encerramento. Depois dos 15 dias de formação tivemos de voltar para o Sumbe. Ficou a promessa de voltarmos mais tarde para dar continuidade aos trabalhos que realizamos. Esta semana passada, ficámos pelo Sumbe a organizar a próxima formação e a dar continuação a alguns trabalhos na nossa casa, como por exemplo organizar a nossa biblioteca que ficou bem bonita. Por agora é tudo. Mil beijinhos a todos. ESTAMOS JUNTOS

2 comentários:

MiradeJesus disse...

Olá Sara.
Muito obrigado pela tua partilha.
Assim sentimo-nos ainda mais convosco.
Que bom ver que a nossa Missão está a avançar e que o povo do Gungo tem ao seu lado quem caminhe com ele. Parabéns a todos os que colaboram neste projecto. É com pequenos gestos de amor que tornamos o mundo melhor.
Cumprimentos ao grupo.
É verdade, gostámos muito de vos ter em directo na vigília. Foi muito emocionante.

P. Vítor Mira

Anónimo disse...

oi!
Muitos Parabens pelo vosso trabalho. Gostamos de saber como a missão vai avançando com o vosso esforço, dedicação e boa disposição! Daqui deste lado rezamos para que continuem sempre com essa coragem.
Um beijão muito grande:
Catarina e Marcio