quarta-feira, junho 25, 2008

Trinta e três anos depois

Olá a todos.
Hoje tenho para vos contar uma história muito bonita, mais saborosas que aqueles que aparecem na televisão porque esta foi preparada por Deus.
Como sabeis, estou nos EUA com o P. Fernando Vieira Lopes que já trabalhou no Gungo entre 1968 e 1971. Viemos fazer um apelo de solidariedade missionária a sete paróquias da Diocese de Providente, Estado de Rhode Island, Nova Inglaterra, nordeste deste grande país.
Em cada fim-de-semana cada um de nós tem ido a uma comunidade diferente dar a conhecer este projecto missionário e apelar à colaboração das pessoas.
No primeiro fim-de-semana o P. Fernando foi a Camberland, à paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Apresentou-se como o P. Vieira e como tendo trabalhado na diocese de Novo Redondo (actual Sumbe).
No fim da missa veio ter com ele um senhor que lhe disse: "você é o meu padrinho do Crisma". Uau, surpresa das surpresas. Quem diria que poderiam reencontrar-se padrinho e afilhado tantos anos depois. Quando se deu a independência cada um seguiu o seu rumo e nunca mais souberam um do outro.
Bem, foi uma grande alegria para o P. Fernando, mas parece que ainda maior para o seu afilhado, Rui Duarte. Eles estão os dois sentados à direita de quem olha para a forografia.
E o engraçado é que entretanto o Sr. Rui pediu que lhe enviassem de Portugal uma fotografia do dia do Crisma; uma prova irrefutável do que tinha acontecido 39 anos antes.
Ontem fomos jantar a casa deste senhor e é com ele e a sua família que tirámos esta fotografia em sua casa.
Bonitas páginas da missão também por estas paragens.
Um abraço para todos vós.
P. Vítor Mira

4 comentários:

David Nogueira disse...

Pois é amigos,

A missão tem momentos e histórias que nem a ciência mais avançada consegue explicar... Eu cheguei ontem a Portugal e também trago algumas. nada que se compare à experiência do Pe Vieira Lopes...
Pe. Vitor e Pe. Vieira continuação de boa missão por aí. Eu agora vou dedicar-me à missão de retemperar forças e visitar pessoas e... Até já!

Inês Pereira disse...

A missao tem coisas mesmo mágicas:)
Boa missão nos EUA!!!
Estamos Juntos ou será antes We are together:):)
Beijinhos
Inês

Inês Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

fiquei contente em saber que o p.fernando nao para: sempre evangelizando aqui no brasil ja esteve e eu tive a alegria de conhece-lo.visite-io em portugal,fomos a s.t.compostelo,e centenas de lugares bonitos traz os montes frente aos montes em cima dos montes.muita saude silvio katzwinkel brusque sc brasil.