quinta-feira, março 18, 2010

Gungo, Missão há três anos

Ainda antes do final deste dia queremos assinalar a passagem do terceiro aniversário da elevação do Posto Missionário do Gungo a Missão.
Bem me recordo daquele dia quente de Março que se seguiu a um dia e noite de chuva bem intensa. A picada estava muito molhada e em alguns locais tinha grandes lamaçais difíceis de ultrapassar.
A igreja da Tuma, onde foi erecta a Missão, estava repleta de gente. O telhado de zinco irradiava um calor muito forte a que se juntava o calor dos corpos de tanta gente que enchia a igreja. Todo o tempo da celebração foi de transpiração intensa.
Mas tudo isso valeu a pena pelo que significou para aquela comunidade que, finalmente, via concretizado um sonho antigo.
Passados três anos damos graças a Deus por tudo o que vivemos e, principalmente, por sempre nos ter dado os missionários e apoios de que precisámos para manter de pé este sonho.
As mudanças no Gungo já são bem sensíveis e é motivo de alegria para todos nós ver aquela comunidade a caminhar e a crescer. O Gungo já não é uma terra esquecida e ignorada, à margem do que se passa à sua volta.
Até esta feliz coincidência do Mogui Mogui ter chegado à Ondjoyetu (casa da nossa missão no Sumbe) neste dia 18 de Março reforça este sentimento de festa e gratidão.
Ficam duas fotografias desse memorável dia 18 de Março de 2007.
P. Vítor Mira

5 comentários:

Tio Serra disse...

RECORDAR É VIVER.....
Eu agradeço a Deus, todos os passos que tem sido dados em favor desta Missão.
Já passou por esta Missão um bom grupo de Padres, Irmãs e leigos Missionários.
Convido todos amigos a darmos as mãos, e arregaçar as mangas, para que surjam muitos outros Missionários, para a nossa Missão.
As fotos dizem bem do que vai na alma daquele povo maravilhoso.
Estamos sempre juntos na Oração.

Um abraço.
Tio Serra

Anónimo disse...

Parabéns à Missão e ao Pe Vítor, tal como ao Patele e a todos aqueles que fazem e fizeram possível esta Missão existir. Com o esforço e apoio de todos, já cá cantam 3 aninhos de muitos que estão ainda para vir.

Um forte abraço para todas as linhas da frente!

Mana Martinha*

Anónimo disse...

Boa tarde!
Parabéns pela longa jornada do grupo até conseguir a Missão. Todos sabemos que foi fruto da persistência de "uns Padres de Leiria", que n desistiram de um povo que os tocou, e do apelo desse mesmo Povo a q n fossem esquecidos.
Continuação de bom trabalho.
Até breve

Ana carreira

Anónimo disse...

Não posso deixar de me associar às alegrias celebrativas deste importante aniversário!
Parabéns à Missão e a todos os que têm trabalhado para que "o sonho" se torne realidade.
Devo dizer que ter conhecido este grupo foi das coisas mais importantes que me aconteceram nos últimos tempos, e ainda mal o conheço! Por isso a missão é lá mas também é cá!
Obrigada a todos
beijinhos
Lucinda

Anónimo disse...

Olá Manos ONDJOYETUS:
Eu tambem sinto muita alegria por celebrarmos os 3 anos da missao oficilamente porque recordamos que a missao ja vem de longe. Como as coisas para serem feitas bem feitas tem que estar com alicerse bem firmes e sabemso que esta missao exigió muito sacrificio, ate lagrimas por assim dizer entre outras coisas como a paciencia e a oracao de muita gente, por isso o valor é maior ainda.
Que Deus continue a ofrecer grandes frutos a esta missao e que emsmo nao estando lá o nosso coracao esta unido a cada um de Vós.
Meu carinho e oracao.
Tambem aproveito paar felicitar neste dia 20 de marco a nossa missionaria Avo Libania que faz hoje 83 anos de vida.Obrigada pelo que es paar o nosso grupo e paar mim em especial.GOSTAMOS MUITO DE TI, nnca esquesas isso avo.
Peco que alguem que este a ler esta mensagem diga a avo Libania da minha parte o conteudo da mesma.
PARABENS por este dois acontecimentos.
Fico unida a Vós com o meu carinho e oracao!
Sempre juntos!
Um beijinho e um grande abraco.
Unidos memso na distancia.
Longe da vista mas eprto do coracao.
Vossa mana Ir.Nancy