sábado, julho 31, 2010

Partiu, mas está connosco

O nosso amigo Alberto Pinheiro dos Santos foi hoje a sepultar no Sumbe, cidade onde vive há muitos anos, ainda que seja natural do Seles, que dista cerca de 80 km.
Ainda parece um sonho a partida deste nosso grande amigo. Foi a esperança de se ver curado da doença que tinha que o levou a pedir apoio da nossa parte para vir para Portugal. Acolhemo-lo na esperança de que pudessemos contribuir para superar a situação em que se encontrava, já algo grave.
Agradecemos à Dr.a Lucinda e aos Dr.s Gama Marques e Vítor Valente pelo apoio que nos deram para que o Sr. Pinheiro pudesse vir para Portugal. Mesmo que não lhe tenhamos podido valer da forma que todos queriamos, ficou o gesto e o desejo de ser um apoio para quem pedia uma mão amiga.
Também queremos expressar a nossa gratidão a todos os membros do grupo Ondjoyetu e outras pessoas amigas que acompanharam e deram o seu apoio ao nosso amigo Pinheiro. Entre todos destacamos o casal Armando e Helena Franco que não se pouparam a esforços para que o nosso amigo e a sua esposa Teresinha vissem o mais possível minimizado o sofrimento em que se encontravam. Também sublinhamos a presença de muita gente na missa que celebrámos na passada terça-feira à noite na igreja do seminário e que foi expressão de amizade e solidariedade num momento tão doloroso para todos nós.
Do Sr. Pinheiro guardamos a memória de um homem enérgico, de trabalho, com visão para a vida, espírito de luta e muito empreendedor. Também guardamos tantos gestos de amizade e acolhimento que teve para connosco. Tantas vezes nos reunimos no seu quintal para partilharmos momentos de alegria à volta da mesa.
Um grande bem-haja ao Sr. Pinheiro por toda a amizade do coração que tinha por nós, como ele próprio dizia.
Já que não lhe pudemos dar o que ele queria - que a sua vida continuasse - que através do bem que ele fez ao povo do Gungo por nosso intermédio Deus lhe dê a vida plena e total de comunhão com Ele e que, do outro lado do rio da vida, ele continue a ajudar-nos.
Esperamos um dia podermos encontrar-nos no baquete celeste.
Um abraço amigo Pinheiro e até sempre.
P. Vítor Mira

3 comentários:

jacinta disse...

Ainda bem que na vida nos vamos cruzando com pessoas como o Sr Pinheiro que na sua vida estava sempre o mais possível do grupo missionário e fez um esforço para conhecer conhecer e acolher os missionários que têm passado pelo Sumbe. Os pequenos gestos que ele semeou vão dando frutos e deixam-nos também pistas para podermos ter essa mesma capacidade de acolhimento.
estamos juntos jacinta

Tio Serra disse...

Amigos Ondjoyetus.
A partida para o nosso Pai do Sr.Pinheiro, deixou-me muito desanimado, pois estando eu a acompanhar o seu estado de saúde, sabendo que era muito débil não me convencia que tivesse este fim tão cedo.
Foi uma grande perda para a sua família, em especial a esposa Dª. Terezinha e filhos, o nosso grupo ficou de luto, pois o Sr. Pinheiro era uma grande trave da nossa Missão no Sumbe.
Que Deus tenha misericordia pelas suas faltas, e lhe dê o eterno descanso, que descanse em paz Ámen.
Não estás esquecido, porque a obra que ajudas-te a crescer, continua com o teu nome gravado na pedra.
Estamos juntos na oração.
Tio Serra

David Nogueira disse...

É duro ver partir um grande amigo. Sejam as nossas lágrimas a água que rega as boas obras que ele semeou. Um abraço a todos os que estão unidos no pesar pelo nosso amigo.
Pe David