
quarta-feira, novembro 30, 2011
Chegada da Angélica e dos Antónios

quinta-feira, novembro 24, 2011
Ondjoyetu... mais uns passos
terça-feira, novembro 22, 2011
Presente Solidário com o Gungo

A missão Gungo, do Grupo Missionário Ondjoyetu pretende levar à população das mais de 80 aldeias da comuna do Gungo em Angola água com maior abundância, melhor qualidade e com menor dispêndio de tempo para a obter. A maior acessibilidade à água permitirá disponibilizar mais tempo para outras tarefas, nomeadamente da parte de mulheres e meninas, que são quem, tradicionalmente, têm que realizar esta tarefa.
O principal objectivo deste presente é a abertura de poços próximos das aldeias, em locais considerados mais adequados e com a profundidade que for possível.Uma das grandes dificuldades das pessoas do Gungo é o acesso a água e, muito mais ainda, a água de qualidade. Actualmente as pessoas, principalmente mulheres adultas, jovens e até meninas, têm a dura tarefa de ir buscar água às cacimbas ou pequenos riachos que existem nos vales; transportam-na em baldes, à cabeça, tendo para isso que percorrer por vezes grandes distâncias. A qualidade da água é muito baixa, estando na origem de numerosas doenças.

Com as manilhas também se poderão construir reservatórios de água dentro das aldeias. No tempo das chuvas as águas serão aproveitadas, evitando o seu desperdício.
Para obter mais informações ou adquirir um Presente Solidário, consulte o site : www.presentessolidarios.pt
(Texto retirado do site da FEC)
domingo, novembro 20, 2011
Celebração do Padroeiro dos jovens Angolanos
sexta-feira, novembro 18, 2011
Dia especial
quarta-feira, novembro 16, 2011
Novidades da Missão
Votos de bem-estar e óptima disposição.
sexta-feira, novembro 11, 2011
Presentes Solidários 2011

quarta-feira, novembro 09, 2011
Com a Linha da Frente
Embora um pouco cansado das viagens, não poderia deixar terminar este dia sem partilhar este momento que estou a viver.
Em primeiro lugar, agradeço a todos os que me acompanharam ao aeroporto (e foram muitos!) e também a muitas outras pessoas que, não podendo lá ir, me telefonaram, mandaram mensagens ou de alguma forma manifestaram a sua união a mim neste novo passo da minha vida. Estes gestos são para mim sinal de amizade, carinho, união, mas também de presença de Deus.
Apesar da muita carga que trazia, consegui trazer tudo, o que deu grande alegria aos nossos missionários, de modo especial os "miminhos" que lhes chegaram.
A viagem decorreu sem percalços e por volta das 8:00 horas já estava junto dos nossos missionários. Estavam à minha espera o P. David, a Ana Sofia, a Maria Inês, a Maria Angélica e a Teresa Paula. O Amândio e os "Antónios" do Resouro ficaram no Sumbe a trabalhar na obra.
Depois de me "pegarem" demos umas voltas em Luanda e ao princípio da tarde rumávamos ao Sumbe, onde chegámos já de noite. Lá encontrei os outros elementos da equipa que estavam a terminar os seus trabalhos. Convidaram-me logo a dar uma vista de olhos à obra, mesmo à luz da lanterna, que já vai bastante adiantada. Como têm trabalhado muito e bem, apesar de algumas limitações que aqui existem.
Seguiu-se o jantar, oportunidade de tirar esta fotografia de conjunto.
Graças a Deus encontrei toda a gente de saúde e com boa disposição.
E agora são horas de ir descansar que o dia já via longo.
Um abraço e... "estamos juntos".
P. Vítor Mira
Partida do Pe. Victor
domingo, novembro 06, 2011
Contributo trazido pelo Diogo
quinta-feira, novembro 03, 2011
Encontro de Amigos
Já havia algum tempo que não diziamos nada... é que o tempo não dá mesmo para tudo.
Tivemos a vigília missionária em Minde e o espectáculo solidário em Leiria. Tudo correu muito bem, graças a Deus e a todos os que colaboraram nestas actividades. Só foi pena a participação não ter sido mais numerosa. Mas valeu mesmo a pena.
Do espectáculo de domingo 23 de Outubro tivemos uma receita de 1.100,00 € dos quais partilhámos metade com a Caritas para apoio às situações de emergência que cada vez vão aparecendo mais no nosso país.
Mas hoje tivemos um acontecimento especial.
Um abraço e continuação de boa semana.
P. Vítor Mira