terça-feira, dezembro 13, 2011

Linhas da Nossa Missão

Bom dia amigos e votos de bem-estar.
Aqui vão mais umas linhas acerca do modo como se vão tecendo por aqui os nossos dias…
Nas últimas semanas a nossa prioridade tem sido a conclusão das obras da segunda fase da casa da missão aqui no Sumbe.
Mesmo assim, não temos desligado do Gungo e ainda este fim-de-semana lá fomos quatro pessoas da nossa equipa para reunir com o Ondjango da Missão e celebrar a Eucaristia. O local de encontro foi a aldeia do Uquende que fica a cerca de 115 km. do Sumbe, 33 dos quais em picada. Dois dos temas fortes desta reunião foram a preparação do Natal, cuja celebração terá lugar na Donga, e a visita de D. António Marto, que decorrerá de 2 a 17 de Janeiro.
Quanto às nossas obras, os trabalhos vão avançando ao ritmo possível. Já estamos nas pinturas e a colocar portas e janelas. Os pisos das divisões também vão adiantados e já não falta muito para a aplicação de todos os azulejos. A nossa capela já tem mais aspecto disso, pelo menos por fora porque a parede frontal já foi vazada em forma de cruz e os tijolos de vidro já começaram a ser colocados.
Mas como sabem, uma obra é feita de muitos pormenores e ainda falta muita coisa. Mas estamos a dar o nosso melhor e acreditamos que a data já marcada para a inauguração – 7 de Janeiro – se vai cumprir.
Quanto aos executantes… somos nós mesmos e alguns trabalhadores, uma parte deles vindos do Gungo.
A título de exemplo, refiro que ontem as manas Ana Sofia e Maria Inês dedicaram muito do seu tempo às pinturas, o Amândio à colocação dos azulejos, o P. David a colocar os tijolos de vidro na cruz da capela, eu a aplicar janelas e portas de alumínio nas divisões e a Teresa esteve mais no apoio da cozinha.
Ser missionário também passa pela realização deste trabalhos e acreditem que a Ondjoyetu está a ficar cada vez mais bonita; onde possa faltar um pouco de engenho compensa o amor e carinho por este projecto.
Um caloroso abraço para todos vós.

P. Vítor Mira

4 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que há tarefas para todos e, apesar de se tratar de amadores, excepto a Ana, "que é das obras," estas ficarão como se fossem feitas por autênticos profissionais.
É que esses "amadores" amam aquilo que fazem!
Admiro os vossos talentos, que estão a fazer verdadeiros milagres.
Um beijo para cada um de vós, da
Inês Lourenço

Angélica disse...

Força meus queridos!
Imagino a azáfama que vai aí em casa e, acreditem, gostaria muito muito de estar aí convosco! Podem crer que também eu seria uma trabalharora com garra!:)
Gosto muito de vós!
Beijinhos a todos da vossa mãezinha Angélica

Anónimo disse...

Olaaaaaaaaaaaaá manos Ondjoyetus!
Que a graca de Deus esteja nos vossos coracoes.
Parabens mais uma ves pelo vosso esforco e coragem para este trabalhos e demais.
Cuidense muito e desde aqui vos acompanho com o coracao e a oracao.
Um beijinhoe um Xi-coracao.
Vossa mana Ir.nancy

Dina Lourenço disse...

Olá amigos, como se diz:-o Amor não escolhe idades, mas agora dá para dizer que o trabalho não escolhe profissões, apenas se limita ás excelentes "obras de arte" destes corajosos Missionários que se dedicam de corpo e alma atravez do próprio esforço e ideias.
Bem Haja, e continuem com esse talento e coragem até à inauguração do dia 7 Janeiro.Um Abarço bem grande a todos da Dina.