segunda-feira, dezembro 26, 2011

Viagens de Natal

Muito boa noite e votos de continuação de santas festas natalícias.
O nosso Natal correu bem, graças a Deus e já estamos de regresso ao Sumbe, mas não todos.
Como vos dizia na última postagem, a nossa equipa teve que se dividir em duas na ida para o Gungo, onde celebrámos o Natal, mais concretamente na Donga.
Na passada sexta-feira, por volta do meio dia saímos do Sumbe. Pelo caminho, na zona do Quicombo ainda estivemos parados quase uma hora à espera que uma grua transferisse o cimento de um camião avariado para outro.
No camião levávamos o que descrevi no último texto. Faltava apenas um saco de carvão, que viemos a carregar na aldeia da Calunganga, e os paus. Para o carregamento destes últimos tivemos que fazer um desvio e levar connosco alguns voluntários que nos ajudaram a carregar os cerca de 90 paus. Para isto tivemos que alterar a organização da carga. Depois seguimos viagem em direcção à Donga. Mas ainda faltava o almoço que viemos a comer por volta das cinco e meia da tarde, com o sol já a declinar no horizonte. Partilhámos a sopa que levávamos no termo, o pão e a omeleta com os passageiros que levávamos connosco. É a este momento que se reporta esta fotografia.
Picada acima, que os buracos são muitos e tem que se andar com cuidado para não estragar o camião, lá fomos seguindo a nossa viagem entre momentos de conversa animada e tempos de silêncio.
Quando chegámos ao Uquende já era noite bem escura. Aí tivemos que mexer de novo na carga pois alguma da mercadoria deveria lá ficar. Após dois dedos de conversa com algumas pessoas que por ali estavam e nos ajudaram, prosseguimos caminho em direcção à Donga para a qual ainda faltavam 18 km.
Como o cansaço e o sono já batiam na cabeça e tendo em conta que os três somos encartados na condução de pesados, fomo-nos revezando na condução.
Já passava das 22:00 horas quando chegámos à Donga, onde fomos acolhidos com muito entusiasmo e palmas pelas pessoas que lá se encontravam, entre elas os três membros da nossa equipa: P. David, Inês e Teresa.
Ontem, após o almoço, arrumámos todas as bagagens e rumámos em direcção à aldeia do Uquende, onde viemos a pernoitar depois de termos feito a oração da noite com a comunidade. Hoje de manhã acordámos bem cedo para fazer a oração da manhã às 6:30 h. No fim do mata-bicho cantámos os parabéns ao P. David  pelos seus 36 anos de vida hoje celebrados e ele cortou um bolo já feito ontem secretamente. E apagou a vela da missa que se colocou no bolo.
Depois de tudo arrumado, o P. David seguiu no camião para a picada com algumas pessoas do Gungo para ir recolher pedras a fim de realizar algumas melhorias na picada do Gungo. Por lá ficará até à próxima quarta-feira nesta campanha que mobiliza muita gente daquela comunidade e tem por objectivo fazer algumas melhorias na picada. O resto da equipa veio para o Sumbe no jipe para continuar os trabalhos da obra, agora com os acabamentos finais e limpezas.
Num próximo apontamento daremos conta de como foi o nosso Natal propriamente dito.
Um abraço e... estamos juntos.

P. Vítor Mira



3 comentários:

Anónimo disse...

Admiro muito a vossa tenacidade e o modo exemplar como ultrapassam tantos momentos difíceis.
São pedras que contribuem para a construção física e espiritual da missão.
Para todos envio um abraço de muito apreço.
Inês Lourenço

Anónimo disse...

Aproveito para enviar os meus parabéns ao Sr. P. David, pelo seu aniversário.
Inês Lourenço.

Diogo disse...

Olá, parece que o vosso Natal foi um pouco atribulado, pelo menos no que toca a viagens, mas o mais importante é chegar ao destino com a missão cumprida.

Boa continuação de santo tempo natalício

Já um pouco atrasado, quero dar os parabéns ao padre David.

Um abraço!
Diogo