domingo, janeiro 22, 2012

Subindo ao Gungo (III)

Olá, muito boa noite e votos de bem-estar.
Ora aqui estamos nós para concluir a narração de alguns momentos da visita que o Sr. D. António Marto fez ao Gungo.
A sexta-feira começou cedo, como aqui é habitual, com a oração de Laudes, em Umbundo, às 6:30 h.
Depois do mata-bicho fomos saudar as autoridades locais do Gungo, nomeadamente o Sr. Administrador, a equipa que com ele trabalha; também estava presente o "Soba Maior" em representação de todos os sobas do Gungo. Foi um encontro muito cordial em que o Sr. Administrador manifestou o seu apreço pelo trabalho que a equipa missionária vem a desenvolver no Gungo. O Sr. Bispo manifestou a sua satisfação por ter subido ao Gungo e recordou alguns dos desafios que se colocam a Angola neste momento de reconstrução não só das estruturas físicas, mas também das pessoas. Também informou que o Sr. Governador da província lhe prometeu que a picada do Gungo será reparada em breve.
A meio da manhã foi celebrada a Eucaristia que contou com a presença de várias centenas de pessoas do bairro do Uquende e de outros próximos.
Após o almoço a equipa partiu para a Donga, onde viria a ter lugar o ponto alto desta visita ao Gungo e, podemos dizer também, a Angola.
Os cerca de 18 km. que separam o Uquende da Donga demoraram cerca de duas horas a percorrer mais uma vez por causa do mau estado da picada. Impressionava o Sr. D. António a alegria com que as crianças nos iam saudando ao longo do caminho dizendo "padréééé, chauééé!". Também comentou várias vezes a pequenez e simplicidade das casas em que estas pessoas vivem.
Na chegada à Donga repetiou-se o caloroso acolhimento dos outros locais, mas desta vez ainda com mais gente a cantar, dançar e bater palmas.
Neste dia ainda rezámos as Vésperas em Umbundo e à noite tivemos um agradável momento à volta da fogueira com a oração do Rosário e depois alguns cânticos e danças africanas que exprimiam bem a alegria daquele povo pela presença de tão importante visita.
O dia de sábado, entre muitas outras coisas que se fizeram, foi marcado por três encontros do Sr. bispo com catequistas, crismandos e famílias e jovens.
Ao fim do dia tivemos a celebração da Eucaristia a que se seguiu um tempo de oração com adoração ao Santíssimo.
O domingo começou com a oração de Laudes, muito participadas. Depois do mata-bicho e de alguns preparativos, teve início a celebração da Eucaristia dominical. Nela receberam o Crisma 33 pessoas desta comunidade do Gungo. Momento particularmente belo foi o do ofertório com as danças e oferta de vários produtos da terra e animais como galinhas e cabritos.
Após a missa tomámos o amlmoço, arrumámos todas as bagagens e regressámos ao Sumbe. Pelo caminho fomos encontrando as pessoas que também regressavam às suas aldeias, a pé, com as suas cargas à cabeça. Nós chegámos a casa já de noite e algo cansados, mas satisfeitos.
D. António disse várias vezes que esta ida à Donga foi como uma espécie de retiro porque estivemos longe de tudo e todos nós nos deslocámos para aquele local.
Muito mais fica por contar. Espero que o que aqui partilhamos vos ajude a estar um pouco mais dentro do que vivemos durante estes dias inesquecíveis.
Fica uma foto do local e momento da celebração da missa na Donga no domingo, 15 de Janeiro.
Um abraço e boa semana.

P. Vítor Mira

Sem comentários: