sexta-feira, fevereiro 24, 2012

A moagem já fez fuba!

Olá amigos e amigas, cá estamos de novo para vos dar mais algumas notícias da nossa missão, como é habitual. Da última vez falámos da visita que a Teresa Sousa, da FEC, iria fazer ao Gungo. Pois temos a dizer que essa visita correu muito bem. Fomos mesmo até à Donga onde ela teve a oportunidade de ver o que estamos a começar a fazer na área da agricultura. A maior parte do dia de sábado foi ocupado em reunião para fazer o balanço de um projecto de formação na área de agricultura e distribuição de sementes em que estamos a receber apoio através da FEC. Foi uma visita muito proveitosa para a equipa missionária, povo do Gungo e percebemos que a Teresa também se sentiu bem acolhida e gostou da visita. No domingo eu e Sofia descemos para o Sumbe ao passo que o resto da equipa ficou no Gungo para continuar os trabalhos da moagem e visita a alguns bairros dentro do programa da Pastoral da Criança. Na segunda de manhã saímos para Luanda para levar a Teresa que tinha que continuar o seu programa na deslocação que fez a Angola. Na terça, dia de Carnaval, aproveitámos para fazer algumas visitas e contactos em Luanda. Quarta de manhã foi dia de regressar ao Sumbe com um técnico da empresa que nos vendeu a moagem (por isso esperámos em Luanda por este dia) a fim de ele vir ao Gungo fazer as necessárias afinações para pôr a moagem a funcionar. Hoje de manhã, pela primeira vez, colocou-se a moagem a funcionar depois das já referidas afinações. Tinha-se dado a conhecer que neste dia em que se iriam fazer as primeiras experiências na moagem as pessoas poderiam levar algum milho a moer que seria “do gratuito”, ou seja, como estava ainda à experiência, não teriam nada a pagar. Pois bem, à meia dúzia de pessoas que lá estavam de manhã outras se foram juntando, cada uma com o seu “kimbuto”, tal foi a rapidez com que a notícia correu no bairro de que a moagem da missão já a dar fuba bem moída. E era ver a alegria na cara daquelas mulheres que viam moída em poucos minutos uma quantidade de milho que normalmente demorariam muitas horas a fazê-lo manualmente. Mas a moagem ainda não está terminada. Falta ainda colocar o telhado e portas e ainda fazer outros acabamentos. Depois começará a trabalhar experimentalmente, estando ainda por agendar a inauguração oficial. Fica a foto da fila de gente na entrada da moagem neste dia histórico para o Gungo. Um abraço de toda a equipa missionária e obrigado a todos os que contribuíram para este projecto. P. Vítor Mira

5 comentários:

Dina Lourenço disse...

Como é maravilhoso ver a evolução da obra missionária,...esta experiência da moagem é e será mais um valia p/ povo do Gungo. Graças a Deus, que os vossos projectos estão a germinar, como o trigo lançado em Bom terreno! Grande xi-coração a todos, da Dinita - Urqueira.

Tio Serra disse...

Dou Graças a Deus pelos bons êxitos dos trabalhos da Linha da Frente.
A moagem já faz fuba, as mulheres já fazem fila para moer o seu milho, os campos agrícolas estão semeados, e o Criador é Deus.
Nesta quaresma rogo ao Senhor que ilumine todos os vossos projectos.
Um grande abraço.
Estamos juntos
Tio Serra.

jacinta disse...

Que bom saber que os martelos já derretem o milho, é um grande passo para a missão. Que esta obra tenha muito sucesso e seja um contributo para as mamãs poderem estar mais tempo com os filhos.
Uma grande abraço para todos
Jacinta

Anónimo disse...

Olaaaaá Manos Ondjoyetus!
Estao de PARABENS com esse trabalho da moagem.Dou gracas a Deus por cada uma das pessoas que fizeram posivel este projecto da moagem.Que Deus vos abencoe sempre.
Um graaaaaaaaaaande abraco.
Com carinho e amizade.
Vossa mana Ir.Nancy

Anónimo disse...

"E a vida não vai parar", diz o cântico. Aí não pára mesmo, pelo contrário, está sempre a produzir belos frutos.
Fiquei contente por esse progresso e louvo todo o vosso esforço e o amor que colocam em tudo quanto fazem.
Admiro a rapidez com que concluem as estruturas necessárias e as formações que têm promovido.
Imagino que tudo isso vos causará muito cansaço e requere organi- zação, empenho e orientação.
Abraços para todos e continuação das bençãos de Deus.
Inês Lourenço