segunda-feira, abril 02, 2012

Notícias da Linha da Frente

Estimados amigos e amiga, muito boa tarde e votos de bem-estar.
Finalmente cá estamos novamente para dar notícias sobre a nossa missão do Gungo.
Pedimos desculpa por este silêncio tão longo, mas a falta de tempo e também, por vezes, o descuido levam a que isto aconteça.
Nas últimas semanas a nossa equipa esteve separada. As manas Inês, Elsa e Teresa andaram a percorrer vários centros do Gungo dentro das atividades da “Pastoral da Criança”. Dentro de todos os condicionalismos próprios do local e que podeis imaginar, o trabalho até correu bem e foi “regado” com algumas boas chuvadas, uma verdadeira bênção para o Gungo.
A restante equipa esteve no Uquende (com a moagem), na Donga (com os catecúmenos) e no Sumbe onde nas duas últimas semanas acabámos por estar eu, o Amândio e a Ana Sofia.
Estivemos a fazer alguns acabamentos das obras que realizámos aqui na Ondjoyetu. A inauguração oficial foi no dia 7 de Janeiro, mas depois dessa data temos vindo, aos poucos, a fazer alguns acabamentos: entre outras coisas, colocação de caleiras e condutas para os tanques a fim de aproveitar as águas das chuvas (que este ano teimam em não cair aqui no Sumbe), canalização das águas entre os tanques, substituição dos aros das portas da primeira fase da casa porque os originais foram roídos pelo salalé (uma formiguinha branca que pela calada destrói tudo o que pode e em pouco tempo), execução de alguns trabalhos de serralharia, arrumação e organização do armazém que, por causa das obras, ficou disperso e desorganizado. Como vêm, trabalho não nos tem faltado e motivação para o fazer também não, graças a Deus.
Neste fim-de-semana fomos à aldeia da Tuma, uma das mais próximas do Sumbe. Aí tivemos mais um dia de retiro com os catecúmenos que no sábado realizaram o terceiro escrutínio em direção à celebração do seu batismo.
Neste momento, o resto da equipa está a caminho de Luanda para ir buscar os pais das nossas manas Inês e Sofia, que vêm passar a Páscoa connosco. Eu fiquei no Sumbe porque amanhã nós, os padres, teremos um dia de formação e retiro que culminará com a celebração da Missa Crismal ao fim do dia (aqui é à terça-feira para que os missionários possam estar nas suas comunidades no Tríduo Pascal)
Na quarta subiremos para a Donga onde só deveremos chegar na quinta-feira por causa da distância e mau estado da picada. Na sede da nossa missão celebraremos o Tríduo Pascal e a Páscoa.
Fica a fotografia da casa da missão no Sumbe – a Ondjoyetu – Depois das obras da segunda fase.
Um abraço para todos e boa Semana Santa.

P. Vítor Mira

2 comentários:

David Nogueira disse...

Parabéns Equipa por todos os avanços. Muita coragem para os desafios constantes da Missão. Abraço Missionário

Rita disse...

Olá,
parecem ter sido dias de grandes obras e trabalho na Ondjoyetu!
Felicito o vosso empenho e dedicação totais enquanto missionários :-)

Desejo que os próximos dias (Tríduo Pascal e Domingo Páscoa) sejam para vós e também para os pais da Ana e Inês, um ponto de encontro com Deus na nossa fé Cristã

Abraço a todos!

Rita