terça-feira, julho 03, 2012

A nossa horta

Olá amigos e amigas.
Agora escrevo a partir de Portugal; aproveito para agradecer a todos os que me foram esperar ao aeroporto e a muitos outros que, embora não podendo ir,, também me fizeram chegar mensagens de boas vindas. Por aqui estarei até dia 29 de Julho.
Aproveito para partilhar mais um pouco sobre os trabalhos da nossa missão. A partir de Angola não é tão fácil fazê-lo porque no Gungo não temos Internet e as vindas ao Sumbe são de curta duração e nem sempre dão para tudo o que gostaríamos. A net também nem sempre ajuda. A tudo isto há a juntar algum descuido da nossa parte, mas os trabalhos são tantos...

Mas vamos ao que me leva a escrever esta mensagem.
Uma das nossas últimas e mais fortes apostas tem sido na nossa horta: pretendemos cultivar produtos que atualmente temos que comprar, ajudar a população local a perceber que pode e deve cultivar outros produtos para enriquecer a sua dieta alimentar, ver que tipo de produtos a terra porduz melhor para que depois possamos cultivar em maior extensão e assim contribuir para a auto-sustentabilidade da missão.
Na última vez que lá estive com a equipa, no dia 25 de Junho tirámos fotografias de que partilhamos aqui algumas.
Neste trabalho temos tido a ajuda de algumas pessoas da comunidade do Gungo, de modo especial do Sr. Quintas Chimbaia e do povo da aldeia da Calumbamba, que fica próxima. No entanto, também tem sido muito importante o acompanhamento de perto da equipa. Por vezes surgem dificuldades que não são fáceis de superar para estas pessoas porque não têm o hábito deste tipo de culturas.
Dá gosto ver aquela horta a crescer. Nesta semana em que estamos mais uma vez a equipa se deslocou à Donga para, entre outras atividades, abastecer os depósitos de água, regar, fazer transplantes, sachar, etc.
Os nossos meios de trabalho, sobretudo o sistema de rega, ainda são muito rudimentares; mas, se Deus quiser, ainda os podereremos aperfeiçoar.
Por agora fica esta pequena partilha.
Um abraço para todos.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia amigos/as. Obrigado Sr. Padre Vítor pela partilha que nos apresenta. Quero deseja-lhe umas boas e merecidas férias.
Estamos juntos.
Um abraço.
Tio Serra.

Inês Pereira disse...

Como fico feliz de ver a nossa horta a crescer... e tão bonita que está.

Parabéns a toda a equipa pelo belo trabalho que tem realizado e por assim conseguir mostrar que "agricultura é base fundamental, vamos todos aprender" (com diria o cântico do Tio Capoco).

Upangue uwa (bom trabalho)
Mana Inegi*

Anónimo disse...

Eu "sai de fininho" da Missa de envio de hoje, porque estava indisposta.
A todos os que sentiram a minha falta, peço desculpa.
Jitos
ana carreira