terça-feira, agosto 21, 2012

D. Benedito Roberto, Arcebispo de Malange

No passado domingo, 19 de Agosto, tomou posse como arcebispo de Malange D. Benedito Roberto, até aqui bispo de Sumbe.
O ato teve lugar durante a celebração da Eucaristia que teve lugar no espaço envolvente da catedral.
Estiveram presentes o Sr. Núncio Apostólico, o Sr. Cardeal Nascimento, outros arcebispos de bispos de Angola, várias dezenas de padres de diversas dioceses assim como de irmãs religiosas, autoridades oficiais da província e do Governo Central, e muitos milhares de fiéis.
O Gungo também se fez representar através da equipa missionária e de um catequista que nos acompanhou.
A celebração foi muito festiva e demorou cerca de quatro horas, como é habitual em Angola em circunstâncias como estas; só o ofertório demorou cerca de uma hora com numerosas ofertas de bens da terra, animais e outros bens.
Um momento de destaque da celebração foi a invocação da história da evangelização destas paragens e dos missionários que muito contribuíram para a fundação desta Igreja, de modo especial os Espiritanos.
D. Benedito é natural do Kwanza Sul, onde tem sido bispo, mais concretamente do município do Mussende que fica vizinho de Malange. Quando estava integrado nos missionários Espiritanos começou o seu trabalho pastoral exatamente na diocese de Malange.
D. Benedito foi ordenado bispo de Sumbe a 25 de Fevereiro de 1996, tendo-se mantido nesta diocese até esta data. Neste momento, e até que seja nomeado novo bispo, acumula a arquidiocese de Malange com o cargo de Administrador Apostólico de Sumbe.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Tio Serra disse...

Dou Graças a Deus pela linha da frente poder estar presente na tomada de posse de D. Benedito Roberto, como Arcebispo de Malange. Tenho que agradecer ao Sr. Padre Vítor Mira, por fazer a cobertura para nos informar do importante acontecimento.
Com o pedido de sua Bênção aqui lhe envio um grande abraço, a D. Benedito Roberto Arcebispo de Malange.
Para a linha da frente envio um grande abraço, com votos de boa saúde e otima missão.
Estamos juntos.
Tio Serra.

Dina Lourenço disse...

"o Senhor é Meu Pastor...nada temerei...!"Assim seja! Estas testemunhas de cristo sejam sempre de louvar e de agradecer pelo trabalho e pelo amor em Cristo que dedicam infinitamente ao Próximo.
Um abraço em cristo ao D.Benedito e mil beijos missionários a toda a equipa que esteve presente nesta Eucaristia. Bem Haja a todos os Ondjoyetu. E Boa continuação na História da evangelização, estamos juntos.

Rita disse...

É muito bom ter estas notícias da linha da frente e saber que tudo vai correndo! Muitos parabéns a D. Benedito !

Boa continuação de Missão !

Rita