segunda-feira, agosto 27, 2012

Gestos que marcam


Olá amigos e amigas, boa noite.
Aqui estamos de novo a dar conta das nossas “andanças”. Depois da ida a Malange à tomada de posse de D. Benedito Roberto como arcebispo daquela arquidiocese, na passada quarta-feira voltámos de novo ao Gungo, mais concretamente ao centro da missão, na Donga.
Desta vez também subiu o camião que levou cimento, farinha de trigo , combustíveis, um tanque para apoio à rega da horta, beliches, ferramentas, tábuas, entre outras coisas. Durante estes dias tem estado a fazer transporte de pedras, areia e madeira para a concretização de algumas obras a tanto a nível comunitário como particular.
O trabalho da equipa desdobrou-se em várias frentes: formação dos Líderes da Pastoral da Criança (mais na vertente da saúde), palestra formativa para jovens também na área da saúde, retiro dos Legionários e celebração da sua festa anual. Na vertente mais material, continuámos a construir a nossa cisterna (já só falta um anel para ficar concluída a parte principal), a regar a nossa horta com toda “pesada logística” por causa de ainda não termos um sistema de rega devidamente adequado; depois há também todo um conjunto de trabalhos como ir à água, lenha, distribuir desinfetante da água às pessoas, entre muitas outras coisas, que fizeram parte das nossas ocupações.
Todos os dias tínhamos a oração da manhã às 6:30 h. (um dia foi às 6:00), missa ao fim da tarde e oração do Rosário como oração da noite. No sábado fizemos uma pequena procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora até à aldeia da Calumbamba, próxima da Missão.
No domingo, após a missa, tivemos um almoço convívio promovido e organizado pelos Legionários. É impressionante como, apesar da pobreza material e falta de meios adequados, as pessoas desta comunidade não deixam de sonhar e tentar dar passos em frente nas suas vidas.
Também nos marcou o gesto de um grupo de jovens da Ondjila. Aproveitámos a tarde de domingo, no fim das pessoas dispersarem para as suas aldeias, para ir abastecer os tanques de água da horta e regá-la, pois só ali voltaremos dia 4 de Setembro. Esses jovens foram connosco para nos ajudar. Quando perguntei a um deles porque não tinham ido com os outros para a sua aldeia, respondeu-me que não podiam deixar a equipa sozinha na Donga. Um gesto e palavras que nos marcaram.
Hoje de manhã, com o jipe já praticamente pronto para partirmos, despedimo-nos dos nossos amigos que iriam fazer uma caminhada a pé de cerca de 40 km. Antes da despedida ainda tirámos uma fotografia para recordar… e mostrar.
Um abraço e boa semana.

P. Vítor Mira

6 comentários:

Jorge disse...

Sr.P.Vitoreree e manas que felicidade é ver e saber que os trabalhos estão a correr bem!
Abraços e beijos para todos - boa continuação

Clara Neves disse...

Notícias que enchem o coração...
Boa continuação :)

Anónimo disse...

Gostei das noticias. Mas hà um conceito que nao percebo, Legionàrios. Quem são em Angola e o que fazem?
Quanto à parte material da Missão também a considero importante. Sem gestos torna-se dificil explicar o Cristianismo que é centrado na figura humana. Por isso pode parecer secundàrio, mas não é. Esta é a minha opinião que obviamente pode estar errada.
Fiquem bem. Continuarei a rezar por vocês.

ana carreira

Inês Pereira disse...

Há gestos que realmente nos marcam e ficam para sempre guardados no coração. Que bom saber que os trabalhos estão a avançar bem e com a colaboração do povo.
Estamos sempre juntos

Mana Inêgi*

David Nogueira disse...

Olá Ana,
Também me associo ao apreço por estas notícias e explico quem são os "Legionários". São os membros do Movimento Apostólico chamado Legião de Maria. têm como tarefa ser uma força viva dentro da missão. Têm momentos fortes de oração e de estudo de temas relacionados com a fé e também assumem um compromisso de ajuda às situações concretas: idosos, doentes, algum apoio à Equipa Missionária. É um grupo de oração e acção. Desta vez foram receber mais formação para aprofundarem as suas convicções.
Boa Missão a todos
P. David

Anónimo disse...

Bom dia!
Obrigada por me ter explicado o que são os legionàrios. Eu sò me lembrei dos legionàrios romanos e não conseguia fazer nenhum paralelismo com a Igreja actual.
Sei que existe a Legião de Maria também em Portugal mas não estou atenta à actividade que desenvolvem.
Boa missão.

ana carreira