quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Donga 31.01 a 04.02


Walanga (Boa tarde), amigos Ondjoyetu!
Saudações fraternas a todos!

Na última quinta feira a equipa missionária rumou mais uma vez à sede da Missão, a Donga. A mana Ana ficou no Sumbe, para terminar algumas obras na Ondjoyetu com a ajuda do mano Amândio, bem como a mana Teresa, que se sentia adoentada, mas que já se encontra convalescida. Embora com a equipa reduzida – Pe. Vítor, mana Inês, mana Elsa e Avô Filipe – os trabalhos na Donga rolaram bem, como é normal quando somos animados pela Fé.
Depois de 7 horas de viagem pelas picadas do Gungo, com pausa para almoço, chegámos à Donga. Realizámos algumas limpezas, arrumámos as bagagens (alimentação e outros materiais) e montámos a cama (colchão, lençóis, rede mosquiteira). O nomadismo é, de facto, uma das características desta missão, mas quem anda no amor não cansa nem se cansa.
À noite, como é habitual, rezámos o terço na igreja, com todos os camungungos (habitantes do Gungo) que já haviam chegado, quer a pé, quer de motorizada.
Na sexta feira, pelas 8h30, depois da oração da manhã e do mata bicho, iniciou-se a formação para os líderes da Pastoral da Criança. Os líderes assistiram a uma palestra ministrada pela mana Inês, a nossa médica, sobre temas mais específicos de Saúde. A formação continuou à tarde e durante o dia de sábado, agora orientada pela mana Elsa, e a mana Inês iniciou o atendimento de consultas.
Na sexta feira, enquanto decorria a formação, outros dedicavam-se incansavelmente à debulha e limpeza do feijão da lavra da Missão, animados pelo entusiasmo do Pe. Vítor na realização desse trabalho.
Por volta das 18 horas celebrámos a Eucaristia, tendo-se seguido o jantar e a oração da noite.

Líderes da Pastoral da Criança presentes na formação

À hora do jantar, a mana Inês foi chamada para atender uma urgência no bairro vizinho – Calumbamba -, prontificando-se logo a nossa médica a ir ao encontro de quem do seu socorro precisava. O caso era preocupante: uma jovem de 15 anos que estava em trabalho de parto. Em pleno Gungo!... onde não há a assistência médica conveniente a uma gravidez de alto risco como a que se verificava. Neste caso a família deve evacuar a grávida para a cidade, por seus meios ou também o poderá fazer recorrendo à equipa missionária (este caso era do nosso desconhecimento, pois também aqui há algum pudor por gravidezes em raparigas tão jovens).
As contrações sucediam-se cada vez mais próximas, mas a Mingas (nome da jovem) pouca força empregava, transferindo essa força para o choro que a assolava. A mana Inês, o Pedro Ernesto, parteiro e um dos cristãos mais ativos da Missão, bem como os familiares da parturiente, impeliam-na a fazer força. Por fim, já se via a cabeça do bebé… mas a força da Mingas faltava. “Força, Mingas!... Força!...” assim se ouviu durante longos minutos. Já se temia o pior… o bebé não aguenta tanto tempo… Mas ela saiu (sim, ela!) e gritou a mais linda sinfonia alguma vez ouvida! “Deus esteve aqui esta noite!”, disse a nossa médica. Sim, esteve… juntamente com um anjo por Ele enviado àquela casa: a nossa Inês, que demonstrou um profissionalismo exemplar, uma resistência e persistência sublimes, um sentido salvífico admirável!

No dia seguinte, foi retomada a formação para os líderes da Pastoral da Criança e foi dinamizado pelo Pe. Vítor um encontro final para os pais que no Domingo iriam batizar os seus filhos (dos centros do Longundo e do Culembe).
No Domingo, a celebração da Eucaristia iniciou-se por volta das 8h30, tendo-se ministrado o sacramento do Batismo a 23 bebés/crianças. Durante três horas esteve o povo em verdadeira comunhão, entoando em uníssono as vozes e batuques que nos enlevam a alma e a unem a Deus.

Crianças batizadas na missa do dia 3 e respetivos pais e padrinhos

À tarde, o Pe. Vítor deslocou-se de motorizada ao centro do Longundo para ministrar a um moribundo o sacramento da Santa Unção. A mana Inês prosseguiu com o atendimento quase sempre “infindável” de consultas e a mana Elsa foi apoiar os Líderes na debulha e limpeza do feijão da lavra da Pastoral da Criança.

Na segunda feira celebrámos a Eucaristia às 6 horas, arrumámos as bagagens e retornámos ao Sumbe para preparar as próximas visitas e recuperar energias. Amanhã partiremos para Luanda, pois sexta feira chega a Angola a nova aquisição da equipa: Joana Matias!
Deus, o povo do Gungo e a Linha da Frente esperam por ti para marcarmos muito golos e subirmos sempre cada vez mais na tabela da Fé e do Amor. Até já, Joana!
Para todos, um grande abraço da equipa! 
TUKASI KUMOSI!

Mais fotos:
www.facebook.com/ondjoyetu

2 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações para a nossa equipa. Muito obrigado pela partilha. Quase que ouvi a criancinha chorar... É sempre muito bom receber notícias da linha da frente. Nós por cá, no rescaldo das sopas estamos a preparar-nos para ir levar a Joana ao aeroporto.
Um abraço forte com desejos de muita coragem para continuarem a ajudar o povo a ter melhor saúde do corpo e da alma.
Estamos juntos na missão e na oração
Pe David

Inês Pereira disse...

Que testemunho bonito! Obrigada pela partilha e obrigada por continuarem a Missão dessa forma tão bonita!
Estamos Juntos*
Mana Inêgi*