quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Moagem fez um ano de experiência e trabalho

Saudações fraternas a todos os que nos visitam e acompanham.
Venho dar notícia que a nossa moagem cumpriu um ano ao serviço da comunidade do Gungo. Foi no dia 23 de Fevereiro de 2012 que esta fez soar o zumbir dos martelos e o roncar do motor pela primeira vez. Mas mais que o barulho foi apreciada a "fuba" (farinha de milho) que saía e a velocidade a que saía.
Esse dia 23, foi um dia de grandes alegrias. O técnico iniciou o seu trabalho pela manhã e rapidamente se ouviu barulho e começou a ver o resultado. O telhado ainda não estava acabado mas a afluência para moer foi como se se tratasse de um verdadeiro dia de trabalho. Estávamos sempre à espera que acabasse a fila mas vinha mais uma, depois, mais outra, e assim se cumpriram seis horas de moagem pensando nós que seria coisa de uma horita. É claro, nesse dia, foi "de favor", isto é: gratuito.
Recordo o espanto das mamãs ao verem a fuba tão branca e fina e em tão pouco tempo.
Depois desse dia, muita fuba já saiu da moagem, muitas pancadas nas pedras se pouparam e muito cansaço das mulheres foi evitado.
Não podemos esquecer as preocupações que este projecto também foi e vai trazendo à Equipa Missionária: abastecimento, manutenção, reparações, controle do funcionamento das contas, o salário dos moleiros, ajustes nos dias e horários de funcionamento, etc, etc.
É o exemplo de um projecto que vai dando os seus resultados de vários modos, procurando melhorar a vida do povo.
 
Na foto podemos ver, da esquerda para a direita: o técnico da empresa fabricante da moagem (cujo nome não me recordo); o P. Vítor Mira; Augusto Samissa (um dos moleiros); Alberto Cunganhalã (responsável dos moleiros); Domingos Comendala (membro da comunidade daquele bairro) e José Capoco (catequistas da área da Tuma). Pode-se ver que, há hora que foi tirada a foto, ainda não havia telhado, este foi colocado pouco depois. A moagem foi trabalhando à experiência e só foi oficialmente inaugurada a seis de Maio do mesmo ano.
Um abraço fraterno para todos os que vão ajudando para que estes e outros projectos se vão realizando. O Gungo está a crescer e a melhorar graças a muitas ajudas.
Boa missão para todos!
 
P. David

1 comentário:

Anónimo disse...


Obrigada pelas noticias da "linha da frente".
Espero que o trabalho continue a dar frutos e continuarei a orar pela Missão.

ana carreira