domingo, outubro 20, 2013

Dia Mundial das Missões

Boa noite.
Hoje é Dia Mundial das Missões.
Nós, que estamos a acompanhar a comunidade do Gungo, em Angola, damos graças a Deus por nos ter chamado a este lugar e a esta tarefa e agradecemos-Lhe por todos os que têm tornado possível este caminho. De fato, por aqui sentimos que não estamos apenas nós; nós somos todos os que por cá passaram e também os que nunca cá vieram mas são tão missionários como nós pela sua entrega, dedicação e amor a este projeto.
Este dia foi vivido no Sumbe. Ontem houve uma assembleia que reuniu o novo Bispo, D. Luzizila Kiala com praticamente todos os missionários desta diocese.
Hoje participámos na missa de celebração do Dia Mundial das Missões e de encerramento oficial do Ano da Fé nesta diocese do Sumbe.

Mas falando o que foram os nossos últimos dias… No passado domingo, 13 de outubro, toda a equipa subiu para o Gungo, mais concretamente para a aldeia da Tuma. Celebrámos a Eucaristia que teve a particularidade de ser da bênção das sementes, e alfaias agrícolas do novo ciclo que estamos a começar. A tarde foi ocupada com a reunião de Ondjango da Missão (corresponde ao Conselho Pastoral). A casa que tinha sido iniciada em Setembro, e é de adobes, está quase pronta a levar telhado.
Ainda neste mesmo dia seguimos para Donga, onde chegámos bem tarde.
A semana foi ocupada essencialmente com os cuidados da horta que já está a produzir e da lavra da missão: andámos a “capinar” o terreno com catanas e a roçadora mecânica para depois lançar a semente de milho e feijão à terra.
Outra das tarefas foi preparar os ferros da estrutura do telhado da casa do caseiro da Donga. Como vemos pela fotografia, a casa está pronta e agora precisa do telhado, tanto mais que já está a chover (além de trovejar) e, sendo as paredes de adobes, a cobertura torna-se urgente.
O ferro que comprámos foi do mais barato, mas vinha muito ferrugento. O Carlos teve muita dificuldade em soldá-lo porque é tão fraco que fura com muita facilidade. Por isso quando dois membros da equipa fomos à Tuma buscar a betoneira, aproveitámos para ir ao Lobito comprar ferro de melhor qualidade.
Pelo meio destas tarefas, ainda aproveitámos para ir à aldeia da Calumbamba rezar com aquele povo, ir buscar areia para fazer blocos, transportar adobes do local onde foram feitos para o das construções, este último trabalho feito com a colaboração da alguns membros da comunidade.
Amanhã ainda estaremos pelo Sumbe, mas na terça já vamos subir de novo para continuar os trabalhos na Donga e preparar a visita ao centro do Culembe, no próximo fim-de-semana.
Um abraço e continuação de bom Mês das Missões.

P. Vítor Mira

5 comentários:

David Nogueira disse...

Ora muitas saudações à Linha da Frente e a todos os missionários que por aqui passarem. É sempre muito agradável saber novidades e saber a missão acrescer nas pedras inertes e nas pedras vivas. Coragem para a nossa Linha da Frente e para todo o povo do nosso Gungo. Estamos juntos e neste dia unidos a toa a Igreja que recorda a sua dimensão missionária.
Abraços!

Anónimo disse...

Olaaaaá para todos os ONDJOYETUS onde quer se encontrem!
antes de fazer o comentario do P.Vítore.queria falar da nossa vigilia Missionária no dia 18 realizada pelo nosso grupo e que teve muita assistencia apesar da forte chuva que tivemos jejjejeje, e eu no dia anterior a comentar espero que não chova amanha porque será a nossa Vigilia e uma Sra amiga diz oh irmã mas precissamos achuvinha para as nossas coves, eu fiquei envergonhada pelo meu comentario e pensei tem toda a razão é precisso memso chuva( ainda que não fiquei por ali e disse a nosso Senhor. poderia chover quando estivermos dentro da Igreja? assim foi Deus teve pena de nós choveu antes, alguns ficaram com o carro parado mas muitos chegamos ao encontro de oração onde tivemso presentes os nossos missionários e pelo menos da minha parte senti-me enviada a missão, distinta de outros povos mas que precissa mesmo
de tornar-se a evangelizar.Partilhar convosco a minha FE nesse JEUS que trouxeme de volta a Portugal, Ele sabe porque e para que.PARABENS a todos os qeu fizeram possivel que se realizase a vigilia, muito em particular ao nosso Bispo D.antónio Marto que a precidio,ao P.Joaquim P.Alcides.P.Jose Batista e a cada um dos membros do ONDJOYETU,aqui cabe destacar o trabalho e o esforzo da nossa mana Ana Carreira pelo entusiasmo e interesse na organização juntos com as pessoas que apoiaram-na.Desculpem ter sido muito longa a conversa mas não quis deixar passar tão importante area e base do nosso grupo qrupo que é a espiritualidade.Uma dos comentarios da homlia do Sr.Bispo temos que por FOGO( no bom sentido) a nossa IGREJA DIOCESANA, é mesmo realidade o Fogo do Espírito Santo, que seja ele a continuar esta sua obra em Nós e na igreja.Um beijinho missionario.( espero que o meu portunhol se possa perceber um bocadinho jejejje).Vossa mana Ir.nancy

Anónimo disse...

Voltando ao comentário do nosso P.Vítor( alguem diz o Pai do Grupo missionário e é verdade).
Estiveram muito presentes na nossa oração em particular nesse dia e claro no dias MUNDIAL DAS MISSÕES, partilhei um dos filmes na capela onde damos catequese e gostarm muito das experiencias do grupo.
Linha da frente nunca se sintam sos porque nós estamos convosco.Desde aqui ate ali não a distancias porque em DEUS tudo é perto.
agora um abraço missionário para cada um de Vós.
Com muito carinho e amizade:
Vossa mana Ir.Nancy

Deo disse...

Um grande bem-haja ao P. Vítor pela partilha que nos faz de como a missão na linha da frente está a decorrer e a crescer... Muita coragem para toda a equipa missionária. Beijinhos

Tio Serra disse...

Boa noite a todos, Linha da Frente e retaguarda.
Obrigado ao Sr. Pa. Vítor pelas boas informações que nos deu.
Bem a retaguarda também tem tido as suas ações de Oração, e de divulgação, na passada semana foi em Monte Redondo a Vigília Missionária. Esta semana temos a apresentação do grupo às turmas de Religião e Moral na escola Afonso Lopes Vieira na Gândara dos Olivais. No próximo dia 24/10/13 inicia a apresentação no Colégio Conciliar Maria Imaculada na Cruz d’ Areia em Leiria.
Aqui teremos também a exposição fotografica
Meia noite Missionária é uma iniciativa do Colégio, será na sexta feira 25/10/13.
- 20:15h acolhimento no auditório;
- 20:30h testemunhos missionários, filmes, fotos.
- 22:10h oração organizada pelas irmãs;
- 22:15h intervalo, exposição do Santíssimo
- 22:50h chá missionário.
O meu bem aja a todos que participarem
Um grande abraço .
Estamos juntos.
Tio Serra.