quarta-feira, outubro 14, 2015

Missão: o que o amor não pode calar

Estamos em pleno mês das Missões!... Na verdade, todos os meses o são, mas o de outubro é-o de forma especial e em todo o mundo, convidando-nos a aprofundarmos a acção e o espírito missionário na nossa vida e na nossa comunidade. 
Neste contexto, encontra-se a decorrer, na vigararia da Batalha, a Semana Missionária, que contempla visitas a idosos e doentes, encontros com a comunidade em geral e grupos de catequese, testemunhos missionários, momentos de oração, celebrações eucarísticas e, nos dias 17 e 18, actividades de escutismo na Quinta do Escuteiro.

Além disso, na próxima sexta-feira, dia 16, na igreja matriz da Batalha, realizar-se-á a Vigília Missionária Diocesana. Com início às 21h, esta será uma noite de oração e reflexão que contará com a presença e testemunho de missionários que têm dado tempo da sua vida à Missão lá fora e cá dentro.
O tema e o esquema da vigília seguirão a proposta constante do guião missionário das Obras Missionárias Pontifícias, que pode e deve ser utilizado ao longo do ano.


Esta semana missionária culminará no domingo, dia 18, com a celebração do Dia Mundial das Missões. Neste dia, que acontece durante a celebração da XIV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, com o tema "A vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo", o Papa Francisco canonizará Ludovico Martin e Maria Azelia Guérin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões.

Continuemos a viver este mês animados pelos sons e cores missionárias e pelos desafios propostos pelo nosso Papa: acolher sempre a alegria, olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança.

Sem comentários: