terça-feira, maio 30, 2017

A missão Donga já está contactável e, de lá já se pode contactar

Ontem, segunda-feira, de manhã,  às 10:55, recebi no meu telefone uma chamada de um número fixo de Angola. Não sabia de onde seria...
"alô senhor padre!" Era a voz do catequista José Calei, o catequista residente na missão Donga. Compreendi logo o que se estava a passar e caminhei para dentro de casa a fim de comunicar "em directo" aos restantes membros da casa.
O tio Calei estava a ligar da Donga através de um telefone fixo via satélite. É o telefone que ficará a servir a missão e todo o povo do Gungo como telefone fixo. Esta ligação e a instalação deste sistema é o resultado de um processo longo de busca de soluções de comunicação. Desde 2006 que se foram fazendo contactos e tentando. Finalmente conseguiu-se. Já tinha estado "quase" por várias vezes e, agora, é uma realidade.
No nosso telefonema, que durou 3 minutos e 52 segundos, o José Calei manifestou a sua grande alegria por este passo, explicou o modo como os técnicos cumpriram as instruções que deixámos no sábado numa viagem relâmpago. Falámos ainda das condições para disponibilizarmos os cartões de saldo para que os utilizadores pudessem logo começar a usar, sendo ele o primeiro candidato a cliente.
Este telefone é um grande passo. Evitará deslocações de 22 km de picada só para fazer "um telefonema". Permitirá que sejamos contactados, que possamos ligar para saber como decorrem os assuntos pendentes da missão... Pode parecer um simples telefone mas é muito mais que isso. Será um serviço público de grande utilidade para a comunidade em geral.
Para quem não conhece tanto a realidade: Até agora surgiam situações de pessoas que, ouvindo dizer que algum familiar estava doente na cidade, vinham à missão comprar um cartão de saldo para o telemóvel, por vezes ainda carregavam o telemóvel no nosso sistema solar, desciam à zona de rede para contacto (22km para cada lado), pagando mota, regressando depois a casa para se preparar e descer... Para já não falar das preocupações dos missionários, pessoais ou da missão, que obrigaram a horas e horas de viagens para o local de rede com o risco e o dispêndio do tempo... Oxalá o sistema se mantenha operacional por muito tempo.
O nosso telefonema terminou com as recomendações de que não parem a oração pelo nosso "mano Carlos" que partiu.

Boa missão a todos
Pe David

1 comentário:

Tio Serra disse...

Graças a Deus: finalmente a rede chegou á Donga e com ela a alegria por mais um grande passo que foi dado no bem-estar da Missão e do povo do Gungo em geral.
Rezamos pelo nosso amigo Carlos Neto.
Obrigado Pe. David pela maravilhosa noticia.
Um grande abraço Missionário
Estamos juntos.
Tio Serra