sexta-feira, outubro 05, 2018

Agarra o desafio da Missão!

A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que, de outubro de 2018 a outubro de 2019, Portugal viverá um intenso Ano Missionário. Este propósito tem como base a decisão do Papa Francisco de convocar para o mês de outubro de 2019, na Igreja Universal, um Mês Missionário Extraordinário, no contexto do centenário da Maximum Illud, uma encíclica missionária, publicada pelo papa Bento XV em 1919. 

A Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para este ano missionário com o título “Todos, tudo e sempre em Missão” apela a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças. Toda a Igreja se deve sentir em estado permanente de missão, pois ela existe para evangelizar. A missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece.

O Papa Francisco faz algumas propostas para se preparar e viver o mês missionário extraordinário, mas que podem servir-nos todos os dias: 1 – Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária. 2 – Testemunho: os santos, os mártires da missão e os confessores da fé, que são expressão das Igrejas espalhadas pelo mundo. 3 – Formação: bíblica, catequética, espiritual e teológica sobre a missão. 4 - Caridade missionária: ajuda material para o imenso trabalho da evangelização e da formação cristã nas Igrejas mais necessitadas.

Para todos sentirmos este imperativo missionário e o de que somos chamados por vocação a sermos universais, é feita a proposta de irmos até outra paróquia, outra diocese, outro país em missão e deste modo tomarmos consciência de que temos responsabilidade não só sobre a nossa comunidades, mas sobre o mundo inteiro.

Este ano, na diocese de Leiria-Fátima, para celebrarmos o outubro missionário, vamos centrar a nossa atenção na Vigararia de Leiria com algumas actividades de animação missionária nas respectivas paróquias, seguindo um programa acordado com os párocos. Um momento importante na celebração do mês missionário é a vigília missionária, que terá lugar no dia 19 de outubro, sexta-feira, às 21h00, na Sé de Leiria, sendo presidida pelo D. António Marto. Nesta noite de oração, realizar-se-á o envio de quatro jovens voluntários Ondjoyetu para a diocese do Sumbe, em Angola: Carolina Oliveira, Inês Moreira e Mónica Rocha, que irão em missão por 1 mês, e Humberto Ribeiro, que irá em missão por 6 meses. É nosso desejo que os jovens participem activamente nesta celebração. Na verdade, o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões é dirigido particularmente aos jovens, pois em outubro se celebra o Sínodo que lhes é dedicado: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos.” Na mensagem, o Papa Francisco afirma que a fé cristã permanece sempre jovem, quando se abre à missão que Cristo nos confia, e acrescenta que a missão revigora a fé. Convida os jovens a não terem medo de Cristo e da Igreja, pois neles está o tesouro que enche a vida de alegria e partilha a sua própria experiência: “[…] graças à fé, encontrei o fundamento dos meus sonhos e a força para os realizar.” Convida os jovens a olharem para as testemunhas da fé do passado, para aprenderem na escola dos santos, que nos abrem para os vastos horizontes de Deus. Pelo Batismo também os jovens são membros vivos da Igreja e, juntamente com os outros, têm a missão de levar o evangelho a todos. A união na fé e no amor ao próximo são um modo de construir pontes entre as diferentes gerações. A necessidade e urgência da missão continua a ser uma realidade. Há ambientes humanos, culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho de Jesus e à presença sacramental da Igreja. É a missão às periferias extremas, não só geográficas, mas existenciais, para onde são enviados os discípulos missionários, com a certeza de que Jesus está sempre com eles (Mt 28, 20; Act 1, 8). “A missão até aos últimos confins da terra requer o dom de nós próprios na vocação que nos foi dada por Aquele que nos colocou nesta terra (cf. Lc 9, 23-25); para um jovem que quer seguir Cristo, o essencial é a busca e a adesão à sua vocação.” O encontro com Cristo nas várias realidades paroquiais e nas experiências de voluntariado missionário podem ajudar os jovens a decidir-se pelo dom total deles mesmos como missionários para a vida toda.

O mês de outubro será mais uma oportunidade para os jovens cristãos de todas as idades serem discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela missão até aos últimos confins da terra.


No dia 29 de setembro, partiram para o Sumbe o Pe. David Nogueira, o Carlos Santos, a Sílvia Antunes e a Vanda Marques, membros do grupo missionário Ondjoyetu. Agradecemos a Deus e às suas famílias pela sua generosidade em quererem partilhar algum tempo das suas vidas com os mais necessitados.

Não esqueçamos: missão é de coração a coração; é partilhar com o outro a alegria de sermos discípulos missionários.

Não nos esqueçamos de rezar pela obra missionária da Igreja, pelos cristãos perseguidos, pelos que na vanguarda, por vezes no meio de muitas dificuldades, anunciam a Boa Notícia a todos os confins da terra. Sejamos generosos na partilha com os mais pobres. Lembro que o ofertório do Dia Mundial das Missões é para as Obras Missionárias Pontifícias, que farão a distribuição dos donativos pelas Igrejas mais necessitadas. Procuremos com a nosso testemunho de vida atrair para Jesus: “Haverá outra maneira de evangelizar que não seja a de partilhar com o outro a nossa experiência de Deus?” (Paulo VI)

Que Maria, Rainha dos Apóstolos, Sta. Teresinha do Menino Jesus, S. Francisco Xavier, S. Pedro Claver, o Beato Paulo Manna (fundador da Obra da União Missionária) e todos os grandes missionários e missionárias que estão junto de Deus intercedam pela obra missionária da Igreja e nos ajudem a todos a sermos verdadeiros discípulos missionários.

Pe. Joaquim Domingos Luís

Sem comentários: