quinta-feira, outubro 04, 2018

O sonho “sonhado” durante o último ano está a acontecer


E finalmente o dia chegou!
No dia 29 de Setembro partimos da diocese de Leiria- Fátima rumo a Lisboa, ao avião que nos iria trazer à terra que está no coração de todos os missionários Ondjoyetu – Angola. Aqui chegaremos ao Sumbe, ao Gungo, à Donga... Que antes eram apenas nomes e entretanto passarão a ser locais “nossos”.
No aeroporto deparámo-nos com o pesadelo do peso das malas, mas com trocas e baldrocas acabámos por conseguir arrumar e trazer quase tudo. Numa correria desenfreada pelos corredores do aeroporto chegámos ao terminal 44 e, “ops!”, era o 42... volta atrás! E com o coração a pular embarcámos no avião da TAP que nos trouxe a esta terra tão desejada.
Era noite quando aterrámos em Angola, não podíamos acreditar. Ao sair do avião sentimos um abraço caloroso, o calor africano. E, em Luanda, fomos acolhidos pelo Sr. Filipe Santos, nosso compatriota, que nos alojou em sua casa para os primeiros dias.
Durante a estadia em Luanda, tratámos dos preparativos para a ida para o Sumbe aproveitando para fazer alguns recados. Ao provermo-nos de reforços, foram-nos oferecidas muitas, muitas caixas de pudim de baunilha que fomos partilhar com as Pequenas Irmãs da Sagrada Família. Elas têm uma escola para cerca de 2000 mil crianças, para além do apoio familiar e de saúde que dão à comunidade. Deparámo-nos também com alguns imprevistos que acabámos por superar, mas a missão é lidar com isto mesmo, imprevistos e improvisos.
Em resultado de alguns atrasos partimos para a nossa casa do Sumbe. O dia já ia longo o que impossibilitou a tradicional fotografia no Miradouro da Lua. Com a estrada à nossa frente intercalada com pedaços de picada, seguimos a velocidade cruzeiro. Salto para um lado, encontrão para o outro… CHEGÁMOS AO SUMBE!
À nossa espera estava o Sr. António Batata, nosso guarda e o Kiko, o nosso cão, que não cabia de alegria ao ver o amigo Pe. David. À chegada foi-nos dito: “Bem vindos à Ondjoyetu! Esta é a vossa casa”. E isto é verdadeiramente o que sentimos, esta é a nossa casa e esta é também a nossa família.
Durante a estadia no Sumbe estivemos a fazer melhoramentos na casa, a arrumar e a preparar tudo para a subida à Donga na próxima sexta-feira.
Hoje fomos recebidos pelo Sr. Bispo do Sumbe, D. Luzízila Kiala, que nos desejou uma boa estadia e uma boa missão.
Ao sair de casa e ao desejar “Bom dia”, a palavra que mais ouvimos é “Obrigado”. Obrigado é a palavra que temos no nosso coração.OBRIGADO às manas da casa por nos acolherem, OBRIGADO às crianças que nos fazem sorrir em cada encontro acenando, OBRIGADO ao povo do Sumbe.
Os novatos da Linha da Frente
(Carlos, Vanda e Sílvia)

2 comentários:

Ção Julião disse...

Gratidão pela partilha!
Que saudades da minha terra... que emoção ❤
Bem hajam ❤ um grande abraço 🤗

Tio Serra disse...

Obrigado pelas vossas palavras,
é maravilhoso saber de como as vossas viagens são bem sucedidas.
Que a Bênção do Senhor esteja sob vós.
Um grande abraço a toda a Linha da Frente.
Estamos Juntos.
Tio Serra