terça-feira, março 26, 2019

Retiro Anual - "Todos, Tudo e Sempre em Missão"


Este ano, realizamos o nosso Retiro Anual com o tema da “Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e para o Mês Missionário Extraordinário”.

Por volta das 9h00, juntaram-se alguns membros do Grupo Missionário no Seminário de Leiria e partirmos em direcção ao Pedrogão, até à “Casa Amarela” – Casa da Cáritas Diocesana De Leiria. Quando chegamos tínhamos à nossa espera a D. Saudade, que nos recebeu de braços abertos. Tão bom, voltar aquele sítio, aquela casa onde já fui tão feliz!  
Iniciámos o nosso retiro com a leitura da Nota Pastoral, onde com a ajuda do P. Joaquim Domingos íamos reflectindo e interiorizando o que a carta tinha para cada um de nós. A manhã foi passada em reflexão e partilha, ficando todos nós sensibilizados com aquilo que o Papa quer despertar em cada um de nós. Depois disto, para saber se a lição tinha ficando bem estudada, respondemos em grupo a algumas questões acerca do objectivo do Ano Missionário, sendo que este passa pelo despertar de uma maior consciência da missão e retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.  
Seguiu-se o típico almoço partilhado, onde como já é habitual, cada um partilhou os seus dotes de culinária. Depois deste, estando um sol maravilhoso no Pedrogão, fomos um bocadinho até à areia e até à água. Não demos pelo tempo passar e já estava mais que na hora de começar a 2º Parte.





Na parte da tarde reflectimos sobre outro tema muito importante, o Sacramento da Penitência. Lemos algumas leituras e partilhamos ideias. Já mais tarde, realizamos a celebração eucarística durante a qual foram feitas várias leituras de cariz penitencial. Uma missa diferente, mas muito enriquecedora e positiva. A Irmã Susana e o P. Joaquim tinham as guitarras afinadas e as vozes saíram na perfeição, principalmente quando o P. Joaquim nos pediu para cantar em cânone! 😊  
O dia tinha chegado ao fim. Regressamos até ao Seminário e voltamos para casa. O coração vinha cheio de conhecimento, partilha e alegria! Que bom podermos ter estes momentos. Sou muito feliz 😊!




2 comentários:

João José Antunes disse...

Deve ter sido muito gratificante.
Da minha parte venceu o medo de andar todo o dia com os pés frios e poder prejudicar a minha total recuperação.

Babiana disse...

Como é que posso aderir ao Ondjoyetu?
Quero interagir em Umbundo para manter viva na minha memória esta língua que já vou esquecendo ou não domino por completo.

Obrigada e Boa tarde.