quarta-feira, junho 11, 2008

Notícias do Calipe

Olá amigos, boa noite.
Hoje mesmo, de manhã, estive em contacto telefónico com os nossos amigos missionários da Linha da Frente. Estão bem, graças a Deus.
Há umas duas semanas subiram para a Donga, sede da missão que fica a 130 km. do Sumbe. A partir daí têm visitado várias aldeias ali próximas onde desenvolvem o seu trabalho de formação e reorganização daquela imensa e dispersa comunidade.
Nestes dias foram até ao centro do Calipe.
E não é que experimentaram ligar o telemóvel e viram que tinham um pouco de rede. Subiram a um monte e já tinham mais. Deram o toque do costume e eu liguei para eles. É verdade que a chamada caiu umas cinco vezes. Mas deu para saber que estão todos bem, sempre bem animados e que as comunidades estão a corresponder muito bem a esta presença. Também aproveitámos para trocar algumas impressões sobre a missão e acertar alguns pontos do nosso trabalho.
Mas a maior alegria foi poder falar com eles e sabermos que estão bem.
O pior neste momento continuam a ser as picadas. As chuvas pararam, mas deixaram as vias ainda em pior estado. O capim está enorme no meio da picada e viajar é uma autêntica aventura.
Mas, graças a Deus, tudo têm superado.
Da minha parte tenho a informar que amanhã parto para os EUA com o P. Vieira Lopes, antigo missionário do Gungo. Vamos visitar algumas comunidades de emigrantes portugueses na esperança de conseguirmos alguns apoios para os projectos de desenvolvimento no Gungo.
Por agora não é tudo. Mas também já não posso dizer mais.
Fica uma foto das montanhas do Calipe, onde chega a rede de telemóvel. Incrível.
Um abraço.
P. Vítor Mira

3 comentários:

Nélson A. disse...

Pe Vitor,
desejo-lhe uma óptima viagem aos States... e faço votos de que a com a generosidade do Povo Português venha com 'excesso' de bagagem para cá...
É uma outra face da Missão... parece ser bem mais confortável andar de avião que atravessar a picada... visitar os EUA em vez de andar por Angola... mas a verdade é também por aqui se faz Missão...

Boa Missão, Padre.
Cumprimentos à «Linha da Frente».

Nélson A.

Rute disse...

Uéé! O nosso Gungo já está ligado ao mundo! Nem dá para acreditar!Estamos mesmo cada vez mais perto e mais juntos;)

Anónimo disse...

Olá manos e manas: Espero que tudo corra bem para os que están em Angola, os que vão para USA e para os que ficamos por cá, paar que cada um na sua missão possamos fazer em cada momento a vontade de Deus, seja como for, seja no lugar que deve ser, o importante é trabalhar pelo Reino de Deus.Que Deus nos abençõea a todos. Estamos juntos. Tchhhhhhhhhhhhué! Vossa mana Ir. Nancy