quinta-feira, agosto 13, 2009

Missão na Aldeia da Mata

Olá amigos, boa noite.
Cheguei hoje mesmo da Aldeia da Mata onde estive, desde domingo passado, com a equipa missionária que lá se encontra desde sábado.
Está a ser uma semana muito boa, apesar do intenso calor que por lá se faz sentir.
O primeiro acto comunitário é o pequeno almoço a que se segue a oração da manhã na igreja com algumas pessoas da comunidade.
Depois vem o trabalho por equipas: uns vão visitar o lar de idosos de Santo António, um lar muito bom e com óptimas condições onde vivem cerca de 80 pessoas; outros vão pelas ruas da localidade visitar famílias, guiados por alguém de que as conhece.
O almoço é por volta das 13:00 h.
Na parte da tarde os grupos continuam com as actividades da manhã; mas é então que se forma um terceiro grupo que desenvolve actividades com crianças.
Às 18:00 h. é feita a oração do Rosário na igreja a que se segue a celebração da Eucaristia.
À noite, pelas 21:30 h., há um encontro de formação para a comunidade. Esta formação está ligada ao tema da semana "Deus que ama e chama", relacionado com o ano sacerdotal que estamos a viver.
Ontem foi um dia um pouco diferente pois tivemos algum tempo de descanso e convívio entre os membros do grupo; também foi oportunidade para visitar o Crato, comunidade onde foram realizadas as semanas missionárias nos dois últimos anos. Ali mostrámos o nosso último filme, "Dar Mais".
Algo que tem marcado esta semana tem sido o formidável acolhimento que a comunidade tem dado aos nossos missionários: é o lar a que fizemos referência que fornece as refeições e as pessoas desdobram-se em gestos de simpatia e partilha que muito nos têm sensibilizado.
Para terminar, as maiores bênçãos de Deus para os que levarão esta semana até ao fim.
Ficam duas forografias: uma do dia da partida (sábado passado), outra tirada hoje mesmo na igreja da Aldeia da Mata e onde está o pároco, P. Paulo.
Cumprimentos.
P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Manos "Ondjoyetus Alentejanos"!
Fiquei contente por saber que o trabalho está a correr bem. A presente-ausente mana Nancy, deixou uma boa estrutura que mostrou não se deixar abalar pela sua partida para o México. É aquilo a que chamo um bom trabalho. Opinião pessoal: cada um de nós é único e insubstituivel enquanto ser humano mas a nível institucional podemos ser substituidos. A substituição começa com a cópia de modelos, trabalhá-los e por fim renová-los. Parece-me que é o que está a acontecer com este projecto semeado pela Mana Nancy.
Se a Mana ler o comentário, aqui lhe deixo o meu Obrigado.
Por cá continuarei a orar por vós, desejando-vos boa continuação na Missão.
Até breve
Ana carreira

Anónimo disse...

OLÁ A TODOS ONDJOYETUS E AMIGOS.

Esta semana Missionária na Aldeia da Mata, foi para mim maravilhosa o tema foi muito bom "Deus que ama e chama" e chamou mesmo, todas as pessoas se viram envolvidas e muitas quizeram partilhar da alegria que o nosso grupo, e os Srs.Padres Rui e Paulo desta comunidade.
O nosso grupo agradece a todos a maneira como receberam e mimaram.
Todas as Celebrações foram muito partecipadas, mas a vigilia de Oração e a sua procissão pelas ruas superou as nossas espetativas
A Celebração da Missa na capela do Lar de Santo António também encheu
com os utentes do lar que foi possivel assistirem.
O meu obrigado a todos.
A Irmã Nancy esteve sempre presente no meu coração.

Estamos sempre juntos.
Não esquecendo a Linha da Frente.
Um grande abraço.
Tio Serra

Anónimo disse...

Obrigada meus queridos manos Ana Carreira e Sr.Serra:
Sao lindas as mensagens que expressam carinho e sobre tudo a fe em Deus, pelo facto de DEUS valerse dos seus instrumentos para realizar a sua obra.Cada um de nós tem que realizar o projecto que Deus lhe confia.Sinceramente sentia pena e dor que a missao nao se leva-se a cabo só pq fiscamente nao ia estar lá, mas essa nao era a idea do principio.O projecto é para continuar ate Deus quiser e os homens deixarem, por isso estamos doblemente de PARABENS PELA MISSAO E A CORAGEM DOS MEUS MANOS ONDJOYETUS ALENTEJANOS e todos os que apoiaram e acreditaram neste projecto (sobre tudo aos padres P.Vitor, Paulo, Rui e Andre que vos acompanhram )que espero em Deus continue sempre!
Que Deus na sua infinita misericordia e amor vos acompanhe e guie sempre! Tchaueeeeeeee! Com carinho e um grande abraco de ursa e um beijinho de passarinho.