quarta-feira, maio 26, 2010

“Ser jovem no Gungo – vale a pena sonhar!”

Dizem que o sonho comanda a Vida! Ser jovem implica sonhar para assim poder comandar a vida. E é com o coração cheio de sonhos que vamos continuando a dar passos no caminho que é a juventude. Temos continuado a realizar os encontros mensais para os jovens de toda a missão e em particular, no tempo da quaresma, que acabámos de viver, os jovens foram convidados a fazer uma análise sobre a sua vida, sobre os seus objectivos e sobre as mudanças que são necessárias fazer para alcançar uma vida nova… afinal de contas, este era o tempo oportuno. Durante este período fomos convidados a calar os batuques, a fazer silêncio para assim escutar a voz que nos fala lá dentro. E foi no domingo de ramos, marcado pela celebração do dia mundial da juventude, que alguns jovens representantes da missão tiveram oportunidade de participar num encontro diocesano de jovens na Gabela, uma outra cidade que pertence à diocese do Sumbe. Neste encontro foi possível a partilha de experiências com jovens de outras partes da diocese e também o crescimento da cumplicidade e união entre os jovens do Gungo. A quaresma estava já na sua recta final e mais uma vez era importante fazer sentir actual a sua mensagem na vida de cada um dos jovens. Porque o que aconteceu há mais de 2000 anos atrás continua bem presente na vida dos nossos jovens: a injustiça, os vícios, o pecado, que precisam de uma “metamorfose” da nossa vida. No final da semana santa, congregámos os jovens de toda a missão para celebrarem uma Páscoa jovem, cheia de alegria e de esperança. Renovados pela alegria da ressurreição os jovens puseram as mãos no batuque e os pés a dançar para assim manifestarem a sua alegria: “Aleluia, Cristo Wapinduka” (Aleluia, Cristo Ressuscitou). E com a alegria no coração despedimo-nos com um “até ao próximo encontro”, que reunirá de novo todos os jovens. Outra realidade que vamos observando é a necessidade que alguns jovens do Gungo sentem em se deslocarem para a cidade: uns para estudar, outras para trabalhar e assim conseguirem melhores condições de vida. No entanto, manifestaram vontade em participar nas actividades juvenis que vão sendo propostas. E foi neste sentido que começámos a sonhar com a ideia de reunir estes mesmos jovens para assim nos podermos encontrar, reflectir e conviver. E esta actividade foi realizada no passado dia 11 de Abril, com a presença de 30 jovens com muita vontade de aprender, de crescer e de partilhar. O tempo voou e ficou o desejo de continuar com estes encontros, afinal “ser jovem no Gungo” é para todos os jovens do Gungo, independente do sítio onde se está… o que é importante é continuar a abraçar o sonho, com vontade de avançar e pôr o mundo a girar… afinal…. Vale a pena sonhar! Inês Pereira Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia

8 comentários:

Céline disse...

Só pela beleza do teu sincero sorriso confirma que vale a pena sonhar.
Parabéns pelo maravilhoso trabalho desenvolvido.

Tukasi Kumosi =)
Celina

Anónimo disse...

Concordo com a Céline, com esse sorriso e as tuas lindas palavras que fluem dançando de alegria... vale a pena sonhar...
Um grande bem haja pelo teu empenho!

Beijinhos
Ana Matos

Vítor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
susana marques disse...

Todo o trabalho que já fizeram são sonhos tornados em realidade, por isso vale a pena sonhar. Que Deus vos ajude a continuar o vosso trabalho que também é ajudar os outros a sonhar.

bjs
Susana

Anónimo disse...

Concordo com a Céline, pelo sorriso e pelas tuas lindas palavras que fluem dançando de alegria,vale a pena sonhar...

Um grande bem haja pelo teu empenho!

Beijinhos
Ana Matos

Elsa Pedro disse...

O Sorriso, o Olhar de alguém que lutou e continua a lutar por um sonho :)
Não são elefantes... Mas é a certeza que é o caminho que Alguém muito especial escolheu para ti, é o caminho que te deixa assim tão feliz. Obrigado por teres esse coração lindo e por partilhares connosco os teus sentimentos e aventuras da Missão :)
Beijinhos para a Linha da Frente*
ESTAMOS JUNTOS
Elsa Pedro

MiradeJesus disse...

Tive a felicidade de estar recentemente com a equipa da Linha da Frente e até ter acompanhado a Angélica, novo reforço.
Foi uma grande graça partilhar a Missão durante aquelas quatro semanas com a nossa equipa, o povo e muita gente da diocese do Sumbe.
Só estando junto das pessoas se consegue perceber o grande dom que é esta presença missionária e quanto as pessoas valorizam e apreciam o seu trabalho. Que belo testemunho de amor a Deus e aos irmãos encontramos nesta Linha da Frente.
Sublinho a alegria, a energia, a capacidade de se dar da mana Inês. Que lindo trabalho ela está a fazer e que importante marca da sua presença.
Obrigado à Linha da Frente e a todos os que na rectaguarda alimentam este sonho lindo.
Um abraço.

P. Vítor Mira

Sara Moniz disse...

Com a energia, dinamismo e alegria caracteristica da nossa maninha Inês, tenho a certeza que muitos sonhos estão a ser realizados no nossos Jovens do Gungo. PARABÉNS por seres como és, e pelo teu belo trabalho. Parabéns também ao resto da equipa da Linha da frente, pois são incriveis... nunca percam essa força. ESTAMOS JUNTOS... SEMPRE