segunda-feira, julho 25, 2011

Partida Atribulada

Olá amigos e amigas, muito boa tarde e votos de bem-estar.
Ontem foi o dia do regresso a Angola do P. David e da Ana Sofia.
Como podem ver na fotografia, uma forte comitiva os acompanhou na despedida e, apesar de alguns corações estarem um pouco "apertados", os sorrisos acompanharam este momento pela alegria que sentimos por haver gente com coragem que continua a levar por diante este projecto.
Depois de muitos beijos, abraços, lágrimas e acenos de mãos, lá deixámos de os ver numa esquina do aeroporto.
Presumiamos nós que tudo estava a decorrer com a normalidade habitual, quando recebemos um chamada da Ana Sofia a informar que tinham perdido o avião. Como esta nossa missionária é muito brincalhona, foi difícil acreditar que era mesmo verdade. Foi como se levássemos uma pancada na cabeça.
Com era possível? E agora que fazer? E as malas, estariam a "viajar" ou teriam sido retiradas do avião? E havia uma preocupação suplementar: o dia 25 de Julho era a data-limite do visto de entrada da Ana Sofia. E se não houvesse voo?...
Graças ao telemóvel, fomos tentando dar força e transmitir serenidade aos nossos passageiros ao mesmo tempo que acompanhávamos o "evoluir dos acontecimentos no terreno".
Entretanto, parámos na estação de serviço de Aveiras de Cima para dar tempo e decidir o que fazer. Viemos a saber que a porta de embarque fechou 15 minutos antes da hora do voo e que os nossos missionários lá chegaram um pouco depois dessa hora.
Depois de termos sido informados que as bagagens tinham sido recuperadas e que já tinham conseguido lugar para o voo da noite, decidimos repartir uma parte do grupo que tinha acompanhado os nossos missionários. Uma parte continuou a viagem de regresso a casa na carrinha da D. Inês e do Dr. Luís, enquanto o Amândio, eu e o Alexandre (no carro deste) voltámos para trás para ir recolher os nossos malogrados viajantes.
Do aeroporto, já com as emoções mais serenadas, e depois de termos sido convidados pela mana Elsa, dirigimo-nos para o apartameneto onde tem vivido com estudante, em Barcarena. Aí tomámos o já desejado almoço que a nossa anfitriã já tinha preparado.
Aí estivemos toda a tarde e aproveitámos para fazer algum trabalho nas listagens e facturas do contentor.
Ao fim da tarde rumámos ao aeroporto onde já estavam os pais da Ana para nova despedida, desta vez definitiva, graças a Deus.
Viemos a saber que a Inês Angélica e Teresa, que tinham dito que iriam ao Gungo, afinal estavam em Luanda para lhes fazer uma surpresa e quem apanhou a surpresa e até o desgosto foram elas. É caso paea dizer: "A Missão também é isto".
Já hoje estivemos em contacto com os nossos missionários; a viagem até Luanda correu bem (engraçado, que o voo da noite partiu meia hora atrasado) tal como a que tiveram até ao Sumbe, onde chegaram a meio da tarde.
Agora, com a equipa mais recomposta e reforçada desejamos-lhe uma boa missão e que estas provações nos ajudem a fortalecer a nossa coragem e confiança.
As fotografias mostram as duas "despedidas".
Um abraço.
P. Vítor Mira

6 comentários:

jacinta disse...

Pois é há viagens atribuladas e difíceis de concretizar mas a linha da frente já está reforçada. Bons trabalhos por Angola e para a Ana que o Mogui Mogui seja simpático com a nova encartada de pesados!
Beijinhos estamos juntos Jacinta

Elsa Pedro disse...

A Missão tem destas coisas que a tornam sempre imprevisível :)

Foi um dia recheado de emoções que ficará para sempre guardado na memoria.


Boa Missão para todos*

Estamos Sempre Juntos

Mana Ersa

Tio Serra disse...

Boa noite amigos.
Dou graças a Deus por todas as tribulações que passamos e que Graças ao Divino Espirito Santo foram ultrapassadas.
Para a linha da frente confiança, no amor de Deus em nós.
Para a retaguarda confiança, pois Deus nos dará forças para continuar a nossa missão.

Estamos juntos.
Um grande abraço.
Tio Serra.

Rita Salgueiro disse...

Olá,
parece que foi mesmo um dia comprido, mas o mais importante foi terem chegado ao seu destino :)

Desejo-lhes a continuação de uma Boa Missão!

Beijinho

Rita

Natália Lourenço disse...

Olá amigos, com todo este descritivo até parece que estava convosco a viver o momento... Pensava que tinha sido mesmo brincadeira da Ana, mas quando continuei .... bem nem quis acreditar que era real.... Mas acima de tudo a linha da frente está sempre pronta para estes desafios e Graças a Deus que a equipa não desanimou afinal a vossa Missão iniciou mais cedo... E já agora quanto às manas Inês, Angélica e Teresa, devem certificar sempre a partida de Portugal... heee, mas a intenção era muito boa, as surpresas aquecem-nos o coração... Desta vez arrefeceu um pouco, mas logo, logo voltou a aquecer quando se reencontraram, finalmente chegaram bem. Um enorme Xi coração a todos vós.

Dina Lourenço disse...

1-2-3...e... 3...2...1!!! isto é que foi uma maratona?! uns de cá e outros de lá! .... Mas o importante foi que os nossos estafetas chegaram com o testemunho á meta. Tudo vale!
Beijocas da Dinita, e que Deus esteja sempre presente no nosso Coração! Boa MiiiissÃO!