domingo, janeiro 15, 2012

Subindo ao Gungo (I)

Olá amigos e amigas, recebam as nossas saudações e votos de bem-estar.
Nós, graças a Deus, estamos bem e com o coração bem alegre por tudo o que vivemos nestes últimos dias. Vou contar-vos um pouco como foi, embora tenha que deixar de lado alguns promenores.
Como estava previsto, o Sr. D. António iniciou a sua subida ao Gungo na passada quinta-feira. Já no dia anterior as manas Inês e Teresa, juntamente com o Amândio, tinham seguido à frente para ajudar a preparar a recepção.
Na quinta de manhã saímos de casa o resto da equipa com o Sr. Bispo.
Já próximos da aldeia da Tuma, encontrámos um bom grupo de pessoas a dar as boas vindas ao nosso bispo com os habituais cânticos, palmas e gritos de alegria. Esse grupo acompanhou-nos até junto da capela, sempre ao lado e atrás do jipe a cantar, onde fomos recebidos pelo resto da comunidade. Um catequista leu um texto de boas vindas e seguiu-se o ritual da oferta do copo de água à visita.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia numa grande capela de adobes bem repleta e também muito quente. Podemos dizer que esta foi uma prova de fogo para D. António porque esta é uma das aldeias do nosso Gungo onde faz mais calor.
Após a missa foi benzida a primeira pedra da futura casa de passagem da equipa missionária. Seguiu-se o almoço e, após este a partida para a aldeia do Uquende. A viagem foi animada com histórias e peripécias da missão que sempre íamos contando ao nosso bispo. Ele podia admirar a beleza da paisagem e também sentir pela velocidade e solavancos do jipe o péssimo estado em que se encontra a nossa picada.
Bem, por aqui é tarde, o gerador está desligado e a bateria do computador a avisar que está em baixo. Logo que possível contarei o resto.
Fica uma fotografia desta visita com mais uns "amiguitos" que D. António arranjou.
Um abraço e boa semana.

P. Vítor Mira

7 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela partilha!Tenho a certeza que esta visita tem sido uma oportunidade de crescimento e de riqueza para todos os que directa ou indirectamente nela participam!
Um bem-haja a todos
Agélica

Tio Serra disse...

Boa noite amigos Ondjoyetus.
É com imensa alegria que me encontro a partilhar com todos os irmãos em Cristo Jesus, e dando Graças ao bom Deus, que tem conduzido na concretização da nossa Missão, junto do maravilhoso povo do Gungo. Quero desejar a toda a equipa muita força de Deus para continuar a Missão, ao D. António Marto boa Missão e bom regresso até terça feira se Deus quiser.
Um grande abraço a todos.
Estamos juntos.
Tio Serra.

Dina Lourenço disse...

Olà Amiguitos do Grupo Ondjoyetu e do Gungo... é com muita alegria que vou tendo noticias vossas. Este fim de semana pensei muito em vós pois fez 2 anos, dia 14 que o P.Miguel veio p/ paróquia de Urqueira e fez 1 ano que o P.Vitor organizou um fim de semana missionário em urqueira com alguns membros "Ondjoyetu" no qual participei e guardo lindos testemunhos que partilharam. Aproveito para desejar Um Feliz Aniversário à Irmã Angélica de quêm tenho uma foto com o meu grupo de catequese(recodação desse dia 15 Janeiro 2011)... obrigado a toda a equipa e votos de Boa continuação na visita pastoral do Sr. D. Antonio Marto! Bem Haja!

Rita disse...

olá, é muito bom ter notícias da visita do nosso Bispo D. António ao Gungo e, ver que ele também já fez mais uns "amiguitos"!

Desejo a toda a equipa uma continuação de Boa Missão e um regresso seguro ao D. António Marto

*

Rita

Anónimo disse...

Amanhã acredito que vamos ao aeroporto receber um Bispo... o nosso Bispo... diferente do Bispo que partiu!

Natália Lourenço disse...

Ausente de palavras, mas a par das noticias... Mas que grande alegria vai aí no Gungo... A felicidade nos rostos das fotos toca no fundo do nosso coração e o desejo cresce de estar convosco. È imenso o que recebemos em troca do DAR... Quando sentimos isso estamos em Paz e muito felizes, os problemas permanecem mas de uma forma mais adormecida... Beijinho ao nosso "AMIGUITO" Sr. Bispo, a toda a equipa que se encontra na linha da frente juntamente com um abraço fresquinho devido ao calor que se sente por aí, e aos que seguem por cá atentamente esta visita (Missão) um xicoração. BJS TALITA.

Anónimo disse...

Gostei de ver o Sr. Bispo radiante de alegria por tudo o que viveu em Angola.