sábado, fevereiro 11, 2012

Duas Semanas em Cheio

Olá amigos e amigas, muito bom dia.
Ora cá estamos nós para dar conta de mais alguns passos da nossa missão.
As duas semanas que passámos no Gungo correram bem, graças a Deus. Lembram-se daquela carrada do camião? Pois é, demorámos dez horas a chegar ao Gungo. A carrada varejava muito e com o mau estado da picada… mas chegámos e bem, ainda que cheios de sono e todos “partidos”.
Mas valeu a pena. Com os materiais que levámos pudemos dar continuidade à construção da moagem que deu mais uns passos. Também pudemos iniciar o fabrico de manilhas e neste momento já temos quatro feitas. O primeiro lugar da sua aplicação vai ser junto à moagem. Vamos fazer uma cisterna com seis manilhas (um metro enterrada e dois em altura) com capacidade para um pouco mais de nove mil litros de água. A caleira da moagem estará encaminhada para lá. Como está a começar a época das chuvas, vai ser uma boa oportunidade de aproveitar aquele tanque.
Na moagem já só faltam alguns acabamentos como colocar o telhado em chapa de zinco lacada que seguiu no contentor, acabar alguns pisos, colocar portas e janelas e pouco mais. A inauguração já está marcada para dia 26 de Fevereiro. Depois ainda faltarão alguns pormenores, mas o importante é por a máquina a moer milho. É verdade, a moagem também já lá está (vê-se na foto). O Amândio levou-a na carrinha e foi recebido com uma ruidosa salva de palmas pelas pessoas que lá estavam a trabalhar naquele dia.
Como sabem, a outra parte da equipa esteve na Donga. A primeira semana foi ocupada com a formação de agricultura. Contámos com formadores que vieram de Luanda e estiveram presentes onze formandos, além das nossas manas.
Na semana seguinte veio uma formadora de Benguela, a D. Henriqueta, para a formação dos líderes a Pastoral da Criança. Participaram 36 pessoas, entre homens e mulheres. A formação correu muito bem e no fim via-se a alegria das pessoas pelos conhecimentos adquiridos. Graças a Deus, este é um projecto que está a pegar no Gungo e como as crianças precisam de quem cuide delas e olhe para elas com novos olhos e uma renovada atitude.
Voltámos ao Sumbe e nesta semana temos estado a concluir alguns pequenos trabalhos que tinham ficado por terminar aquando da inauguração (como alguns acabamentos de pedreiro, colocação de caleiras, etc). Outra tarefa tem sido a preparação de portas e janelas para colocar na moagem.
Amanhã, domingo, iremos celebrar à Tuma.
Sem mais por agora, despeço-me com um abraço de toda esta equipa.
Ficam as fotografias da moagem e manilhas e também do grupo da Pastoral da Criança.

 P. Vítor Mira

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá, boa noite, muito obrigado pela partilha de notícias que nos vão enviando.É bom saber que o trabalho vai correndo sobre rodas e espero que a moagem fabrique farinha de boa qualidade.
Um abraço,Diogo.

Anónimo disse...

Vi agora na televesiao, que a Sra que cantava "The greateast Love of all" (O maior amor de todos) morreu. Felizmente, o grupo missionario, continua a dar provas de amor, independentemente do que acontece na comunicaçao social. Penso e acho que apenas com muito amor, genuino, vindo de Deus, os nossos amigos conseguem fazer tantas coisas nas vertentes: espiritual e material.
Obrigada aos missionarios que responderam ao apelo de Deus e também ao Proprio Deus.
P.S. A Sra Chamava-se Whitney Houston, e fez algumas coisas muito bonitas...
Ana carreira

Tio Serra disse...

Graças a Deus que a viajem do elefante branco, embora com muita perícia chegou ao seu destino, Graças a Deus com toda a carga para o trabalho que estava planeado, e os nossos missionários calculo que não foi preciso embala-los para descansar a noite.
Obrigado pelas notícias e pelas fotos, assim podemos ficar a ver os vossos trabalhos, e confirmar que as formas das manilhas já estão a fabricar manilhas.
Então até a burrita subiu com a moagem, na verdade antigamente os moleiros tinham um burro para transportar o milho e a farinha.
A moagem também se verifica que está quase pronta.
Só me resta enviar os parabéns, a essa maravilhosa equipa de missionários, e rezar para que se encontrem bem de saúde, e o Senhor lhes dê muitas forças para partilhar com todos os irmãos.
Estamos juntos.
Um grande abraço.
Tio Serra.

Anónimo disse...

Desejos de boa noite para todos.
Li a última mensagem que enviaram e fiquei maravilhada com a vossa capacidade para agir em várias frentes ao mesmo tempo e com tanto sucesso.
É muito bonito!
Que Deus continue a ajudar-vos e a abençoar a vossa obra.
Um abraço para cada um de vós.
Inês Lourenço

Anónimo disse...

olaaaaaaaaaaa á manos ONDJOYETUS!
PARABENS PELOR VOSSO TESTEMUNHO DE VIDA CONTINUEM A SERVIR DEUS NOS NOSSOS IRMAOS.
QUE DEUS VOS ABENCOE SEMPRE.
DESDE AQUI FICAMOS UNIDOS.
VOSSA MANA IR.NANCY

Anónimo disse...

olaaaaaaaaaaa á manos ONDJOYETUS!
PARABENS PELOR VOSSO TESTEMUNHO DE VIDA CONTINUEM A SERVIR DEUS NOS NOSSOS IRMAOS.
QUE DEUS VOS ABENCOE SEMPRE.
DESDE AQUI FICAMOS UNIDOS.
VOSSA MANA IR.NANCY

Dina Lourenço disse...

Duas Semanas em peso passaram e os bons frutos continuam a germinar!
Graças a Deus, correu bem!
Neste dia de S. Valentim envio um Grande Xi-Coração cheio de AMOR Missionário para todos, e p/ a linha da frente mil beijocas em forma de coração. Boa Semana!

marco crespo disse...

Olá a todos.
Fico contente por continuarem a fazer um trabalho fenomenal e esperançoso por um futuro melhor, com estes pequenos gestos podemos mudar a vida de muitas outras pessoas.
Um forte abraço para todos vos...

Marco Crespo