terça-feira, dezembro 10, 2013

Mais umas semanas... mais algumas etapas

Olá, muito bom dia e votos de bem-estar.

Antes de mais gostaria de recordar que a mana Ana Sofia assinala hoje mais um aniversário natalício; já lhe cantámos os parabéns e ela cortou o bolo; já é a quinta vez que celebra o seu aniversário em missão, o que faz dela uma verdadeira veterana. Teve que ser de manhã porque hoje a equipa se vai dispersar: o avô Filipe e a Joaninha vão para a Donga, onde continuam os trabalhos; o Carlos vai para a Tuma colocar o telhado na casa de passagem desta comunidade que se tem vindo a construir; a mana Ana e a Teresa ficam no Sumbe a fazer alguns trabalhos que aqui são necessários.

Estas últimas semanas têm sido marcadas por muito calor por estas bandas. Em alguns lugares de Angola está a chover muito, mas noutros nada, como é o caso do litoral. Lá no Gungo só num pedaço do território da comuna é que tem chovido razoavelmente, como é o caso da Donga. Mas de lá para cá, a caminho do litoral, praticamente não tem chovido, o que impede as pessoas de lançarem a semente à terra.

As nossas atividades nas últimas semanas continuaram mais na Donga. Pelo meio houve visitas a vários centros como o Chitonde, Chitunda e Chitiapa. Também alguns membros da nossa comunidade participaram no encontro de jovens a nível da missão que teve lugar em Mussende.

Na Donga estiveram em formação vários grupos: noivos em preparação para o Matrimónio, pais com filhos para o Batismo, encontro dos membros da Legião de Maria (que podemos ver numa das fotos), preparação de crianças e adolescentes para a Primeira Comunhão (que podemos ver em “pose” numa foto e em trabalhos de sacha da lavra da missão que tem milho e feijão já crescidos).

A nossa cantina continua a crescer; e agora, que criámos um espaço que conseguimos isolar da invasão dos ratos, já temos mais artigos à venda: arroz, açúcar, massa, sal, óleo vegetal, leite condensado, petróleo, gasolina, sabão, entre muitas outras coisas, o que é muito útil para aquelas comunidades.

Ao nível dos outros trabalhos, a casa do caseiro já tem telhado e vão em breve começar a ser feitos os rebocos. A do catequista já tem os alicerces concluídos e estás em condições de ver levantadas as paredes.

Nas últimas semanas foi preparada estrutura metálica do telhado da casa de passagem da Tuma; podemos ver na fotografia o transporte de grandes dimensões no nosso Unimog. Ainda chamámos os batedores, mas eles estavam ocupados e disseram que bastava um pano vermelho na cauda da carga.

A nossa lavra foi sendo semeada ao longo das últimas semanas. Quando parecia que tudo se ia perder, eis que a chuva chegou e numa semana o panorama mudou radicalmente. Depois da sacha e de mais chuva a lavra ficou linda e viçosa.

Uma última nota: na Donga continuamos com rede só de capoeira, mas a picada melhorou substancialmente, de tal modo que nem parece a mesma. Os 17 km da Donga ao Uquende que demoravam cerca de duas horas a ser percorridos agora fazem-se em 45 minutos, com muito mais conforto. Oxalá o trabalho fique bem feito para que dure muito tempo.

Bem, tenho que terminar. Sabem como é: muito tempo sem dar informações, porque não temos acesso às comunicações, e depois saem estes “chouriços”.

Obrigado pela paciência.

Um abraço e cumprimentos de toda a equipa.

P. Vítor Mira

4 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações a todos e de modo especial para a mana Ana acompanhados de parabéns. Que bem nos sabem estas novidades e perceber que a missão continua. Da minha parte desejo-vos continuação de boa missão e de muita coragem para as durezas da missão.

Tio Serra disse...

Alô alô amigos; a nossa missão está no bom caminho.
Obrigado Pe. Vítor pelas boas noticias que nos fez chegar a nossas casas bem frias, mas com o calor das noticias fiquei com o coração cheio de saudades desse maravilhoso povo.
Dou graças a Deus por todo o trabalho que tem sido realizado em todas as áreas .
A picada está a ficar melhor,
mas não nos disse se as máquinas já chegaram á Donga.
Saudações para todos da linha da frente, votos de um Santo e feliz Natal extensivo para todos os povos do Gungo.
Um grande abraço missionário.
Tio Serra

Inês Pereira disse...

Muito obrigada por esta linda partilha e pelos trabalhos que têm realizado. E agora com auto-estrada para a Donga até o cavalinho branco vai estranhar a falta de pulos.

Upangue uwa

Estamos Juntos

Mana Inegi*

Anónimo disse...


Olà a todos!

Fico feliz por haver novidades. Fico ainda mais feliz por saber que há boas noticias :)

Quando integrei o Ondjoyetu, nunca imaginei que tanto desenvolvimento de trabalho físico e espiritual se viesse a realizar. Parabéns a todos os que trabalham com tanto amor.

ana carreira