quarta-feira, dezembro 18, 2013

Ordenação, trabalhos, uma visita e… cem por um *** Santo e Feliz Natal

Estimados amigos, “ondjoyetus”, familiares, benfeitores, visitantes deste espaço… muito boa noite.
Já estamos na oitava que antecede a celebração do Natal e por isso em tempo de preparativos próximos.
 
Se Deus quiser, amanhã subiremos para o Gungo. Mas disso já falaremos. Antes queremos partilhar um pouco do que têm sido os nossos últimos dias.
No dia 8 de Dezembro, dia da padroeira da Catedral do Sumbe, participámos na ordenação presbiteral do diácono José Henriques Alberto, natural do Ebo, desta diocese.
Foi a primeira ordenação celebrada pelo novo bispo da diocese, D. Luzízila Kiala. Foi um dia marcado por um intenso calor numa celebração muito festiva e colorida. À tarde conseguimos “capiturar” o novo padre para tirar um fotografia com ele.

Na semana seguinte eu participei no retiro dos padres da diocese, na Kibala. O Carlos foi para a Tuma colocar o telhado da casa que se tem vindo a construir, numa missão de alto sacrifício porque esta aldeia é uma das mais quentes do Gungo e ele é alérgico ao calor; mas graças a Deus, conseguiu. A Ana Sofia e a Teresa ficaram no Sumbe a tratar de alguns assuntos, a escolher brinquedos para distribuir no Natal, entre outras tarefas. A Joaninha e o avô Filipe foram para a Donga porque era necessário lá ter alguém.

 Domingo passado fomos visitar uma aldeia chamada Sambo e onde a equipa já não ia há quatro anos. Tem muito poucos cristãos e os que já têm batismo têm poucos conhecimentos ao nível da fé. Depois da missa e do almoço tivemos uma reunião em que ficou combinado organizar dois grupos de catequese: um dos casais amigados para o casamento e outro de catecúmenos para o batismo. Entre os candidatos ao casamento encontrámos um senhor com a sua esposa que já em 1979 andou na caminhada de preparação para receber o sacramento. Depois veio a guerra… e vai recomeçar de novo.

 Vão sendo alguns os nossos concidadãos e até conterrâneos da zona de Leiria que vêm trabalhar para a área do Sumbe. Já temos dado conta de alguns que têm passado pela Ondjoyetu (a nossa casa no Sumbe). Esta semana tivemos a alegria de receber mais uma visita: a do Sr. Anacleto, dos Marrazes. Veio para dar aulas numa escola ligada a uma fábrica de cimento que está a iniciar a laboração aqui nos arredores do Sumbe. Aqui fica a fotografia tirada no local habitual e ficam também as boas vindas para este nosso conterrâneo.

 Estamos perto do Natal e acontecem autênticos milagres que cumprem a palavra que Jesus nos deixou no Evangelho. Ele disse que quem deixasse tudo receberia cem por um. Não estamos em missão à espera de recompensas, mas quando menos esperamos há gestos que nos surpreendem e desconcertam. No mesmo dia, duas pessoas que não se combinaram, ofereceram-nos um total de cem quilos de bolo-rei. Com eles tentámos fazer uma árvore de Natal onde também está o Menino Jesus e que se pode ver nesta fotografia. Mas o mais importante é que tivemos a oportunidade de partilhar esta alegria com muitos nossos amigos e conhecidos que ficaram muito alegres, tal como nós.

 Amanhã o Carlos, a Ana Sofia e eu subiremos para a Donga onde já estão a Teresa e o avô Filipe (a Joaninha foi visitar a família). No próximo sábado e domingo iremos à aldeia do Calipe celebrar o IV domingo do Advento e depois voltaremos à Donga onde celebraremos o Natal com várias atividades. Teremos também batismo de crianças. Se Deus quiser, regressaremos ao Sumbe no dia de Natal à noite.

 Na impossibilidade de o fazermos de um modo mais personalizado, aqui deixamos os nossos votos de Santo e Feliz Natal com as maiores bênçãos do Deus Menino.

Um abraço desta equipa. Estamos juntos.

P. Vítor Mira

9 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações à nossa Equipa da Linha da Frente.
Muito obrigado pela partilha e pelo ânimo nela revelado. Desejo-vos continuação de boa missão nas várias frentes... Uma boa coragem para cada um e levem os meus cumprimentos ao povo do Gungo...
Santo Natal!

Elsa Neves disse...

Feliz Natal, Linha da Frente & Gungo!
Um abraço saudoso.

Rita disse...

Desejo-vos um Santo Natal!
Que o Menino Jesus Vos Abençoe na vossa bonita Missão!

Cumprimentos a todos!

jacinta disse...

Olá linha da frente um, feliz natal para vocês e para a Ana bom apetite para o bolo rei uma vez que ela uma grande apreciadora.
Boas festas, estamos juntos

Tio Serra disse...

Santo e feliz Natal, um próspero ano novo para todos os amigos do nosso Grupo Missionário.
Obrigado Pe. Vítor, obrigado Linha da Frente, a vossa partilha é muito importante para sabermos que estão bem e conhecer os projectos em que estão a colaborar com as comunidades do Gungo.
Tuma a aldeia que o nosso amigo Carlos Neto não gosta nada, pois até lhe chamam micro ondas, é a zona mais quente da nossa Missão. O Carlos esteve a trabalhar na estrutura da casa da Missão, Carlos a tua Missão é um sacrifício duplo, tens tido verdadeiros testes de amor a Deus e ao povo do Gungo, que Deus te dê forças para ultrapassares todas as dificuldades.
Um verdadeiro milagre receberem 100Kg de Bolo Rei, é impensável para nós que no principio do mês de Dezembro, alguém se preocupou muito em enviar um bolo Rei para a Linha da Frente, pois era a única possibilidade de lá chegar antes do Natal.
Boas festas e um Santo Natal a todos os amigos/as, que o Deus Menino venha sob nós e nos dê a Sua Bênção.
Um abração…………..
Estamos juntos
Tio Serra

Anónimo disse...


Olà a todos!

Como sempre fico feliz por ter novidades da "linha da frente".

Os meus parabéns à Diocese do Sumbe que está a evoluir e cada vez mais autónoma.

A Vossa Árvore Bolo Rei está muito bonita, especialidade "Ondjoyetense" ;)

Fiquem bem

ana carreira

Anónimo disse...

Olaaaaaá manos ONDJOYETUS de cá e de lá:
Aproveito a oportunidade de desejar-vos a todos e cada um de Vós um Santo e FELIZ Natal, que deus seja a vossa FORTALEZA.
E um bom ano 2014 cheio das bencãos de DEUS.
Um graaaaande abraço de urso para todos.
Um beijinho e estamso juntos.
Vossa mana Ir.Nancy

Unknown disse...

Ola amigos desejo um Santo e feliz Natal na paz do Senhor a todos .Um grande abraço Tia Lena Tio Armando. Boa missão.

Anónimo disse...

Olá, meus saudosos amigos.
Isso é que tem sido trabalhar!
Um trabalho lindo, frutuoso, cheio de sorrisos, de alegria e de ... bolo rei.
Desejo continuação de Boas Festas com a paz de Deus.
Um grande e terno abraço.
Continuamos juntos.
Rezo por vós, Linha da Frente, pelo povo do Gungo e pelo grupo que, daqui, está convosco.
Avó Inês