sábado, março 15, 2014

Evolução da máquina do BTC

 
Como já se vem falando dentro e fora do grupo, um dos projectos que está a preparar-se para dar passos mais sérios é o projecto do BTC (Bloco de Terra Comprimida).
Para tal estamos a preparar uma máquina que faça estes blocos. Já há umas semanas aqui se mostraram alguma imagens. Eis algumas imagens da evolução.
Esta máquina está a ser preparada na metalúrgica: ANCOL, em Albergaria dos Doze, uma empresa de fabrico de máquinas industriais e agrícolas.
 
Esta máquina permitirá fabricar tijolos com terra do Gungo e 10% de cimento. Estes blocos têm um processo de cura de 28 dias: 10 dias de cura húmida (debaixo de plástico e sendo molhados algumas vezes) e 18 dias de cura seca, à sombra. Só após este tempo poderão ser aplicados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Numa das imagens podemos ver as primícias dos blocos. Este foram os "primeirinhos" e estão já com bom aspecto.
 
 
 
 
 
Logo que a máquina seja dada por terminada iremos realizar um período de testes em estaleiro. Só depois disto se poderá enviar para Angola.
 
 
 
 
 
Este é um projecto que está a avançar com muitas colaborações sejam elas em ideias, em ajudas efectivas, em contactos, apoios monetários ou institucionais... É um projecto que vai mobilizando boas vontades e vai envolvendo muitas pessoas. Esta é a semente que agora está a florir e depois frutificará quando as construções na missão do Gungo se forem erguendo. Estes frutos multiplicar-se-ão quando a utilidade das construções der os seus resultados como locais de formação, oração e descanso...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vale a pena fazer parte da construção da ONDJOYETU (a nossa casa) 

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABENS! Dou graças a dEus por tudo quanto tem realizado no nosso Grupo Missionário "ONDJOYETU" ao longo destes 15 ANOS de VIDA, que ja quase esatamos a celebrar neste ano 2014, se Deus quiser e como esta obra não é nossa mas sim de todos desde ja vos convido a continuar a rezar por cada um de nós para seguir realizando a vontade de Deus,por todos os destinatários que se tem favorecido de alguma forma: espiritual o matreialmente deste projecto, pelo grupo, por todos os projectos a realizar, por todas as pessoas que tem contribuido de alguma maneira para que a missão continúe a dar frutos porque assim o quer Deus.Pelos nossos sacerdotes e bispos que sem o seu apoio, tambem não existiria este lindo GRUPO Claro esta demos graças a DEUS porque se vale de pessoas para relaizar o seu PROJECTO DE AMOR e assim sucita cada dia pessoas disponiveis para levar a sua mensagem de AMOR atraves dos Voluntários que muito têm contribuido.Um graaaande abraço e a minha oração. se calhar estou adinatar muito mas o coração é que fala.( Desculpem os erros) Com carinho e eamizade vossa mana Ir.Nancy